Os resultados dos nossos testes você confere nas tabelas abaixo.
| Processador ocioso |
| |
(1) |
(2) |
(3) |
| Processador |
50º C |
53º C |
53º C |
| System Zone |
37º C |
40º C |
41º C |
| Processador a 100% |
| |
(1) |
(2) |
(3) |
| Processador |
67º C |
68º C |
70º C |
| System Zone |
44º C |
47º C |
50º C |
Legenda:
(1) Duto e janela lateral abertos e ventoinha traseira ligada.
(2) Duto e janela lateral abertos e ventoinha traseira desligada.
(3) Duto e janela lateral fechados e ventoinha traseira desligada.
Com o gabinete e sistema de ventilação adequados, apesar das altas temperaturas, tudo estava dentro do previsto.
Sem o exaustor traseiro a temperatura em repouso aumentou 3º C em relação a temperatura do processador no gabinete adequado. Já com 100% de utilização a temperatura aumentou apenas 1º C, mas esta pequena diferença só ocorreu por que a fonte que usamos possui excelente ventilação (ventoinha de 120 mm) e varia sua rotação em função da temperatura da fonte. Se usássemos uma fonte convencional com certeza os resultados seriam piores.
No último teste simulamos a instalação desse sistema em um gabinete sem exaustor traseiro e sem duto ou janela lateral. Para isso retiramos a coifa do duto e tampamos tanto o duto quanto a janela com fita adesiva e papel (ver Figura 9).

Figura 9: Lateral do gabinete sem duto e tampada.
Sem duto e com o exaustor desligado o sistema esquentou bastante e logo nos primeiros minutos do teste com o processador em 100% de utilização o alarme do Intel Active Monitor começou a soar indicando que tanto o processador quanto o "system zone" tinham passado da temperatura de alerta programada (50º C para o "system zone" e 69º C para o processador). No caso do "system zone" a temperatura de alerta vem configurada em 50º C por padrão, mas a Intel recomenda que o limite seja configurado em 60º C. Já a temperatura do processador atingiu níveis preocupantes, apenas 4º C antes de o sistema de proteção contra superaquecimento Thermal Throttling entrar em ação. Nessa situação a ventoinha da fonte girava a mais de 2.000 rpm tentando manter o sistema o mais ventilado possível e o ar que saia de dentro do gabinete era extremamente quente. Um micro trabalhando nessa situação com certeza teria problemas, já que a alta temperatura também afeta discos rígidos e outros componentes.