Imprimir artigo
Como Instalar uma Placa-Mãe
21/06/2005 às 1h08min por Gabriel Torres em Tutoriais
354.135 visualizações
Página 1 de 7

Introdução

Instalar uma placa-mãe parece ser uma tarefa muito fácil. Acontece que existem alguns macetes envolvidos no processo de montagem que devem ser levados em consideração na hora de instalar uma placa-mãe. Se a sua placa-mãe não for corretamente instalada, você enfrentará sérios problemas de superaquecimento, travamentos e/ou resets aleatórios. Este tutorial é um guia passo-a-passo de como instalar corretamente uma placa-mãe, evitando assim os problemas citados.

"Acertando Buracos"

A placa-mãe é instalada dentro do gabinete do computador. Por isso, o primeiro passo é abrir o gabinete e localizar a chapa metálica onde a placa-mãe é aparafusada. Normalmente esta chapa pode ser removida desparafusando ela da parte traseira do gabinete e deslizando a mesma em direção à frente do gabinete. Você deve removê-la do gabinete para poder instalar a placa-mãe. Essa chapa possui vários furos, como você pode ver na Figura 1.

Como Instalar uma Placa-Mãe
Figura 1: Chapa metálica onde a placa-mãe será aparafusada.

A placa-mãe também possui vários furos, como você pode ver na Figura 2 (utilizamos setas vermelhas para indicar a localização dos furos na placa-mãe).

Como Instalar uma Placa-Mãe
Figura 2: Furos na placa-mãe.

Você deve posicionar a placa-mãe sobre a chapa metálica e verificar quais furos da chapa metálica coincidem com os furos da placa-mãe, como mostramos na Figura 3. Como você pode ver comparando as Figuras 1 e 2, a chapa metálica possui mais furos do que são necessários. Em cada furo da chapa metálica que coincidir com um dos furos da placa-mãe você deverá instalar um parafuso de fixação (falaremos mais sobre isso adiante). Já os furos da chapa metálica que não coincidirem com nenhum dos furos da placa-mãe você deve simplesmente deixá-los como estão. Algumas vezes você encontrará furos na placa-mãe que simplesmente não coincidem com nenhum dos furos da chapa metálica. Isto é completamente normal. Você pode ver na Figura 3 que um dos furos da placa-mãe não coincide com nenhum dos furos da chapa.

Como Instalar uma Placa-Mãe
Figura 3: Posicionando a placa-mãe sobre a chapa metálica de modo a coincidir os furos da chapa com os furos da placa-mãe.

Junto com o gabinete vem todo o material necessário para a instalação da placa-mãe, como parafusos, parafusos de fixação (que de um lado são parafusos e, de outro, são porcas), arruelas, espaçadores e acabamentos metálicos. Nos furos da chapa metálica que coincidam com os furos existentes na placa-mãe você deverá aparafusar um parafuso de fixação (parafuso-porca). Eles podem ser facilmente instalados girando-os no sentido horário utilizando o seu dedo polegar e o indicador.

Como Instalar uma Placa-Mãe
Figura 4: Parafusos de fixação, parafusos e arruelas que vêm junto com o gabinete.

Como Instalar uma Placa-Mãe
Figura 5: Chapa metálica após a instalação dos parafusos de fixação.

ARTIGOS RELACIONADOS
Placas-mãe Clonadas
23/04/2003 às 11h23min por Gabriel Torres em Placas-Mãe
ÚLTIMOS ARTIGOS
440.917 usuários cadastrados
2.434 usuários on-line