Imprimir artigo
Fotos no Formato RAW
30/06/2005 às 22h11min por Gabriel Torres em Tutoriais
94.406 visualizações

Se você tem uma câmera digital semi-profissional você pode escolher salvar as suas fotos em um outro formato de arquivo, chamado RAW (“cru”, em português), que oferece maior qualidade.

Normalmente fotos digitais são salvas no formato JPEG. Mesmo escolhendo para salvar a imagem na maior resolução e qualidade possíveis, há perda de qualidade na imagem, mesmo que imperceptível. Isso ocorre porque o padrão JPEG, para diminuir o tamanho do arquivo, utiliza um sistema de compressão onde há perda de dados.

Além disso, quanto a câmera salva a sua foto no formato JPEG, ela edita a foto para corrigir cores, brilho, contraste, etc.

Ao salvar a foto no formato RAW não há qualquer tipo de compressão ou edição. Com isso você terá uma foto de melhor qualidade. A desvantagem é que o tamanho do arquivo será muito maior.

Outro problema é que o Windows e programas de edição de imagens não reconhecem o formato RAW. Por isso você precisará converter as fotos do formato RAW para outro formato, como o TIF, através de programas como o RAWShooter (http://www.pixmantec.com/products/rawshooter.html). Depois de feita a conversão você poderá editar suas fotos em seu programa de edição preferido. Lembrando que o formato TIF, apesar de usar compressão, esta não tem perda de dados.

Como você pode ver, pode acabar não sendo muito prático. É por isso que até mesmo fotógrafos experientes acabam preferindo usar JPEG mesmo.

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor Executivo

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Mora atualmente nos Estados Unidos.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
454.840 usuários cadastrados
1.694 usuários on-line