Muitas pessoas identificam o micro pelo processador (“eu tenho um Pentium 4 de 3 GHz”, “meu computador é um Athlon XP 2400+”) mas hoje em dia, com a capacidade dos processadores e o tipo de aplicação que a maioria das pessoas usa, existem fatores até mais importantes do que o processador para se ter uma configuração equilibrada e atual.
Para a maioria dos usuários, que usa o computador basicamente para acessar a Internet e editar textos ou planilhas, não há necessidade real de usar um processador topo de linha. Ter um Pentium 4 de 3,6 GHz ou um Athlon 64 4000+ para apenas navegar na Internet e editar textos é um desperdício de dinheiro – dinheiro este que poderia estar sendo empregado para melhorar outras partes mais críticas do micro, tais como instalar mais memória RAM, comprar uma placa-mãe topo de linha e especialmente ter a melhor placa de vídeo que o seu dinheiro possa comprar (ponto crítico se você pretende rodar jogos).
Apenas pessoas que trabalham com grande processamento, como por exemplo, edição de vídeo, é que necessitam dos processadores mais rápidos do mercado. Usuários de jogos serão prejudicados por processadores lentos, porém é mais negócio investir em um processador médio e em uma boa placa de vídeo do que o contrário.
Assim, em nossa opinião, a real necessidade de upgrade do seu processador para o usuário "comum" só existe para quem tem um de menos de 1 GHz de clock. Se não for este o seu caso, recomendamos que outras partes do computador tenham prioridade.
Se você decidir por trocar o seu processador, fique atento. Em vários é necessário trocar também a placa-mãe, já que as placas utilizadas pelos processadores Pentium III, primeiros Pentium 4, Athlon mais antigos, etc, não suportarão os processadores atualmente disponíveis no mercado, principalmente pelo requisito de freqüência máxima do barramento (parâmetro também conhecido como clock externo ou FSB).
Sugerimos, caso você tenha optado por trocar o processador e a placa-mãe, evitar comprar processadores que usem soquete A (AMD) ou soquete 478 (Intel), por motivos que explicaremos mais adiante.
|