Esse talvez seja o mais antigo de todos. Quando o disco rígido pára de ser detectado algumas pessoas costumam dar umas batidinhas com uma chave de fendas ou algo parecido na carcaça do HD durante o processo de boot.
Nós mesmos já assistimos isso ser feito em um disco rígido antigo e em uma das tentativas o ele foi reconhecido. O disco funcionou por mais algumas horas e depois parou de vez.
Já pegamos alguns discos com a carcaça toda marcada ou amassada por dezenas dessas “batidinhas”.
Não podemos nos esquecer que as distâncias entre as cabeças de leitura e a superfície do disco foram diminuindo com o tempo, e alguns discos mais modernos (felizmente descontinuados) soltavam uma parte do braço onde ficam as cabeças na região de “parking” (estacionamento) do disco e tornavam a pegá-la quando acionados. É comum encontrarmos pedaços dessas cabeças espalhadas no interior de discos em que o usuário ou o técnico deu essas “batidinhas”. Esses pedaços arranham a mídia de tal jeito que não há mais como recuperar os dados. Daí a “técnica da batidinha” só piorar as coisas: antes o disco daria para ser recuperado, mas com ela, em discos rígidos desse tipo, o disco fica totalmente irrecuperável.
O que ocorre: as batidas podem, se bem dadas, ajudar a liberar o braço de leitura que já começa a ficar imobilizado por falha em seu circuito de acionamento. Elas devem ser suaves, firmes e secas e se não surtirem efeito em duas tentativas, devem ser interrompidas. Nada de brutalidade, pois se não for esse o problema as batidinhas não ajudarão em nada e se forem fortes demais poderão causar danos até mesmo na superfície do disco. |