Imprimir artigo
Como Aplicar Corretamente Pasta Térmica
02/12/2005 às 17h44min por Gabriel Torres, Daniel Barros e Cássio Lima em Tutoriais
636.389 visualizações
Página 1 de 12

Introdução

Com os processadores trabalhando com clocks cada vez mais elevados é necessário que haja uma preocupação com a dissipação térmica, já que quanto maior for o clock utilizado, maior será o calor produzido. Para você ter uma idéia, um 486DX2-66 dissipava algo entre 3 e 6 W, enquanto que um moderno processador Pentium 4 de 3,8 GHz dissipa nada mais nada menos do que 115 W! Caso não seja adotada uma solução térmica condizente para o modelo específico de processador que você esteja usando em seu sistema, vários problemas podem surgir, tais como resets aleatórios, travamentos, redução da vida útil e em casos extremos até a queima do processador.

Visando resolver esses problemas várias soluções foram propostas, como a elaboração de um novo padrão de placas-mães (o padrão BTX foi criado justamente para maximizar a circulação de ar dentro do micro) e o lançamento de gabinetes com dutos de ventilação e sistemas de refrigeração líquida.

Acontece que essas soluções ainda são caras e nem sempre estamos dispostos a pagar por isso. Quem trabalha com montagem e venda de computadores conhece bem as dificuldades do mercado e sabe como é difícil convencer o cliente de que o custo final da máquina foi onerado devido à utilização de um sistema de refrigeração mais aprimorado. Na maioria das vezes o cliente não está muito interessado nisso e sua única preocupação é o preço.

Mas existe uma solução simples e barata, que aliada com a utilização de um cooler adequado ao modelo de processador instalado, pode ajudar a amenizar o problema de superaquecimento no processador: a utilização da pasta térmica.

Neste tutorial falaremos sobre o papel da pasta térmica no processo de dissipação térmica, como instalá-la corretamente e dos erros mais comuns cometidos na aplicação de pasta térmica.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
441.015 usuários cadastrados
2.462 usuários on-line