Estivemos, mais uma vez, presentes na maior feira de hardware do mundo, a Computex, que ocorre anualmente em Taipé, Taiwan. Neste ano há muitas novidades, já que os principais fabricantes estão aproveitando a feira para fazerem seus lançamentos mais importantes de 2004: a AMD está lançando novos processadores, a ATI está lançando novos chips gráficos, a Intel está lançando novos chipsets e o novo soquete 775 – além da chegada do novo barramento PCI Express e das novas memórias DDR2. Isto é só uma amostra para vocês sentirem que a feira deste ano está realmente agitada, com novidades para qualquer lado que a gente olhe. Afinal de contas, estes lançamentos mexem diretamente com todos os fabricantes de placas-mães, placas de vídeo e memórias, que estão lançando seus novos produtos baseados nessas novas tecnologias.
A feira deste ano está ainda maior do que a edição de 2003. Até 2002 a feira era realizada em dois pavilhões. No ano passado, o governo de Taiwan construiu um terceiro pavilhão para alojar a feira, onde antes era um estacionamento. E para este ano foi lançado o quarto pavilhão no TICC (Taiwan International Conference Center), menor do que os outros. Mesmo assim continua havendo pouco espaço nos pavilhões oficiais para tantos expositores, e os fabricantes são obrigados a expor seus produtos no shopping center em frente à feira (New York, New York) e no hotel que fica adjacente ao TWTC (Taiwan World Trade Center, onda a feira é realizada), o Hyatt.

clique para ampliar
Figura 1: Visão geral do pavilhão 2 da Computex 2004.
Em nossa cobertura você acompanhará nosso dia-a-dia na feira, na mesma ordem em que vimos as novidades por lá. Assim você poderá acompanhar a nossa cobertura da Computex 2004 como se você tivesse ido até lá. Sem precisar aturar a barulheira ensurdecedora da feira (às vezes parece que a feira é um grande campeonato para ver qual fabricante faz mais barulho) nem sofrer com os dois dias de viagem só para chegar em Taiwan e com o fuso horário de 11 horas de diferença para o Brasil.
Em nosso primeiro dia, vimos as novidades da AMD, ULi, Gigabyte, EPoX, DFI, ECS, PCChips, FIC e PQI.