Imprimir artigo
O Básico Sobre TVs de Alta Definição (HDTV)
28/07/2006 às 12h30min por Steve Kovsky em Tutoriais
174.914 visualizações
Página 1 de 3

Introdução

Atualmente as pessoas interessadas em entretenimento digital são constantemente bombardeadas com o termo “HDTV”. Estudos confirmam que a maioria das pessoas não sabe o que é HDTV, muito menos os benefícios de ter uma televisão de alta definição em sua casa..

Mas, o que é exatamente HDTV? De onde ela vem? Mais importante, como eu adquiro uma? Mesmo que você saiba as respostas para essas perguntas comuns, este tutorial pode ser muito útil.

Uma Advertência

O que muitas vezes é chamado de “HD” no mercado nem sempre é o que parece ser. Por exemplo: você acaba de comprar uma incrível TV LCD com resolução de 1024x768. Será que agora você está no paraíso da alta definição? Tecnicamente a resposta é não. Na verdade, sua dispendiosa TV tem 135.168 pixels a menos do que os 1280x720 pixels (1280 pixels na horizontal e 720 pixels na vertical) exigidos pelo padrão oficial de TV de alta definição (HDTV).

Nesta série de artigos definindo a HDTV daremos uma olhada nos três principais critérios para um sistema de alta definição: resolução, som e programação. Neste tutorial falaremos sobre resolução, talvez o elemento mais importante da alta definição.

Resolução HDTV

Uma imagem é projetada em uma tela linha por linha e ponto por ponto. O modo como a imagem é criada na tela depende do tipo de tecnologia usada – CRT, LCD, plasma, etc – no entanto, o número de pontos usados para constituir a imagem é o que realmente importa quando falamos de HDTV.

O termo resolução é usado para descrever a quantidade de informação que a tela pode mostrar. No caso da tela das TVs, a resolução é normalmente dita em termos da quantidade de linhas que ela pode mostrar.

A maioria das TVs nos Estados Unidos e no Brasil é desenvolvida para mostrar 480 linhas verticais (na verdade o número de linhas é um pouco maior, mas apenas cerca de 480 linhas são mostradas na tela). Esta é a forma como as estações de TV transmitem seus sinais por mais de 50 anos. Isto é, na verdade, um padrão definido pela National Television Systems Committee, conhecida como NTSC (o sistema PAL-M adotado no Brasil funciona de forma idêntica; a diferença básica entre NTSC e PAL-M é como a cor é produzida). Isto também é normalmente chamado de Definição Padrão (Standard Definition ou SD).

Uma TV de alta definição (HDTV) tem mais linhas do que uma convencional: pelo menos 720 linhas, para sermos exatos. Portanto, uma TV de alta definição tem uma resolução maior do que as TV convencionais. A maior resolução de alta definição – pelo menos até agora – é de 1.080 linhas.

Portanto, você tem uma definição padrão e uma alta definição, mas e o meio termo? Os comitês padronizadores também trataram disto. A definição aprimorada (Enhanced Definition ou ED) habita entre a definição padrão e a alta definição, com apenas 480 linhas de resolução. O ED é extremamente popular entre compradores de TV de plasma – na verdade o EDTV atualmente representa a maioria das TV de plasma vendida nos EUA. A razão é simples: as telas ED são mais baratas.

Você pode está se perguntando: se a definição padrão e a definição aprimorada consistem de 480 linhas, em que esta segunda é melhor? A resposta está na maneira em que as linhas são desenhadas, ou varridas na tela. Existem dois métodos: entrelaçada ou progressiva. A definição padrão é feita de até 480 linhas entrelaçadas (também conhecida como 480i), enquanto que a definição aprimorada usa 480 linhas progressivas (480p).

A varredura progressiva desenha cada linha da imagem em seqüência, criando uma imagem nítida, completa e sem cintilação (flicker). A varredura entrelaçada é um método que varre primeiro as linhas pares e depois repete o processo de varredura para as linhas ímpares. Este é um método eficiente e econômico para enviar informações através de ondas de TV, mas que oferece uma qualidade de imagem inferior ao da varredura progressiva.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
445.591 usuários cadastrados
1.461 usuários on-line