Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Básico Sobre TVs de Alta Definição (HDTV)


     187.683 visualizações    Vídeo    13 comentários
O Básico Sobre TVs de Alta Definição (HDTV)

Introdução

Atualmente as pessoas interessadas em entretenimento digital são constantemente bombardeadas com o termo “HDTV”. Estudos confirmam que a maioria das pessoas não sabe o que é HDTV, muito menos os benefícios de ter uma televisão de alta definição em sua casa.

Mas, o que é exatamente HDTV? De onde ela vem? Mais importante, como eu adquiro uma? Mesmo que você saiba as respostas para essas perguntas comuns, este tutorial pode ser muito útil.

Uma Advertência

O que muitas vezes é chamado de “HD” no mercado nem sempre é o que parece ser. Por exemplo: você acaba de comprar uma incrível TV LCD com resolução de 1024x768. Será que agora você está no paraíso da alta definição? Tecnicamente a resposta é não. Na verdade, sua dispendiosa TV tem 135.168 pixels a menos do que os 1280x720 pixels (1280 pixels na horizontal e 720 pixels na vertical) exigidos pelo padrão oficial de TV de alta definição (HDTV).

Nesta série de artigos definindo a HDTV daremos uma olhada nos três principais critérios para um sistema de alta definição: resolução, som e programação. Neste tutorial falaremos sobre resolução, talvez o elemento mais importante da alta definição.

Resolução HDTV

Uma imagem é projetada em uma tela linha por linha e ponto por ponto. O modo como a imagem é criada na tela depende do tipo de tecnologia usada – CRT, LCD, plasma, etc – no entanto, o número de pontos usados para constituir a imagem é o que realmente importa quando falamos de HDTV.

O termo resolução é usado para descrever a quantidade de informação que a tela pode mostrar. No caso da tela das TVs, a resolução é normalmente dita em termos da quantidade de linhas que ela pode mostrar.

A maioria das TVs nos Estados Unidos e no Brasil é desenvolvida para mostrar 480 linhas verticais (na verdade o número de linhas é um pouco maior, mas apenas cerca de 480 linhas são mostradas na tela). Esta é a forma como as estações de TV transmitem seus sinais por mais de 50 anos. Isto é, na verdade, um padrão definido pela National Television Systems Committee, conhecida como NTSC (o sistema PAL-M adotado no Brasil funciona de forma idêntica; a diferença básica entre NTSC e PAL-M é como a cor é produzida). Isto também é normalmente chamado de Definição Padrão (Standard Definition ou SD).

Uma TV de alta definição (HDTV) tem mais linhas do que uma convencional: pelo menos 720 linhas, para sermos exatos. Portanto, uma TV de alta definição tem uma resolução maior do que as TV convencionais. A maior resolução de alta definição – pelo menos até agora – é de 1.080 linhas.

Portanto, você tem uma definição padrão e uma alta definição, mas e o meio termo? Os comitês padronizadores também trataram disto. A definição aprimorada (Enhanced Definition ou ED) habita entre a definição padrão e a alta definição, com apenas 480 linhas de resolução. O ED é extremamente popular entre compradores de TV de plasma – na verdade o EDTV atualmente representa a maioria das TV de plasma vendida nos EUA. A razão é simples: as telas ED são mais baratas.

Você pode está se perguntando: se a definição padrão e a definição aprimorada consistem de 480 linhas, em que esta segunda é melhor? A resposta está na maneira em que as linhas são desenhadas, ou varridas na tela. Existem dois métodos: entrelaçada ou progressiva. A definição padrão é feita de até 480 linhas entrelaçadas (também conhecida como 480i), enquanto que a definição aprimorada usa 480 linhas progressivas (480p).

A varredura progressiva desenha cada linha da imagem em seqüência, criando uma imagem nítida, completa e sem cintilação (flicker). A varredura entrelaçada é um método que varre primeiro as linhas pares e depois repete o processo de varredura para as linhas ímpares. Este é um método eficiente e econômico para enviar informações através de ondas de TV, mas que oferece uma qualidade de imagem inferior ao da varredura progressiva.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Ótimo tópico. É uma pena saber que pouquíssimas pessoas sabem comprar uma tv de plasma ou lcd. A maioria só olha o preço e se é "bonitinha".

Ótimo topico :joia:

Uma pergunta:

As tvs q sao vendidas hoje no Brasil dizendo-se q sao HD sao compativeis com o padrão que nos adotamos?

ou precisaram do mesmo adaptador q as analogicas precisarão?

Eu acho que as duas coisas. Vai depender do aparelho. Não sei se o padrão adotado pelo Brasil terá transmissões com 1080p nativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu recentemente comprei a HDTV da Philips de 29 polegadas e gostaria de usa-la ligando no micro. Minha GF6600 tem saida hdtv que seria o cabo de video-componente, mas a imagem fica fora da tela, e a qualidade da imagem não é muito difernete da de uma TV comum. e eu já tentei mexer em todas as opções do software da nvidia e nada.

Alguem pode me ajudar a ter uma imagem boa saindo do micro para a tv?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu recentemente comprei a HDTV da Philips de 29 polegadas e gostaria de usa-la ligando no micro. Minha GF6600 tem saida hdtv que seria o cabo de video-componente, mas a imagem fica fora da tela, e a qualidade da imagem não é muito difernete da de uma TV comum. e eu já tentei mexer em todas as opções do software da nvidia e nada.

Alguem pode me ajudar a ter uma imagem boa saindo do micro para a tv?

Tente colocar o cabo RGB ou DVI na sua TV caso ela tenha o conector de entrada, algumas placas de video não fornecem um sinal de saida bom pra que a imagem saia bem nítida e o que você acaba vendo é um monte de icones e ate mesmo a barra do iniciar com uma leve nevoa sobre ela, atualize também o driver as vezes pode ajudar muito entre no www.guru3d.com lá você vai encontar a versão + recente pra sua placa de video, não esqueça que a TV bem como o monitor possui um ajuste via software de posição de tela alem de ter o clone do video e area estendida

entre nesse fotoblog e veja como fica duas telas ligadas http://pctunningmode.fotoblog.uol.com.br

Boa sorte ABRAÇOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom e interessante o artigo. Com certeza vai ficar ainda melhor no futuro quando vocês o atualizarem e colocarem outras informações sobre os padrões do HDTV, como o áudio, por exemplo.

A minha dúvida é com relação aos monitores/TV (monitores com entradas RF, Video Composto, Video Componente, DVI, etc). Digamos que eu compre um monitor desses com uma resolução de 1280x1024. A dúvida é se ele irá oferecer todos os benefícios (em termos de imagem) de uma TV HDTV do padrão 720p?

Outra dúvida, com relação a tecnologia LCD, é se a formação de imagem nela é sempre progressiva ou se também pode ser entrelaçada? (pra quem entende tudo de LCD, creio que essa seja uma dúvida trivial)

De qualquer modo, como o LCD é uma tecnologia digital, então eu imagino que a produção de imagens em monitores e TVs LCD é sempre progressiva, mas não tenho certeza. Mas é por causa disso que imagino que um monitor/TV de LCD com uma resolução de 1280x1024 pode apresentar (e com folga) uma imagem HDTV 720p.

Assim sendo, eu realmente gostaria de esclarecer se com um monitor desses eu estaria fazendo a aquisição certa para, futuramente, aproveitar o padrão HDTV. A minha ideia é utilizar apenas um monitor desse de 20 polegadas (é para o meu quaro, sendo a minha atual TV de 21") para assistir TV, usar o PC e qualquer outro dispositivo de imagem, como DVD, por exemplo.

Sem mais, até a próxima e, desde já, obrigado pelo esclarecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo artigo.

Ficou faltando apenas o esclarecimento de duas questões que, acredito, serão consideradas posteriormente em um artigo mais específico, que é a baixa durabilidade dos LCD, Plasma e Projeção quando comparadas ao CRT e o baixo "Dynamic Range" dos LCDs, Plasma e Projeção, também quando comparadas ao CRT. No caso da durabilidade, é inquestionável que o CRT tem uma vida útil muito mais longa que as novas tecnologias, talvez uma forma de obsolescência programada. Quanto ao baixo "Dynamic Range", que faz com que as telas CRT sejam muito mais confortáveis de se olhar por horas a fio do que os LCD e afins, terão solução apenas quando as tecnologias de HDR (High Dynamic Range) estiverem disponíveis para eles, talvez em uns 5 anos. Como são 2 pontos negativos (graves) das telas mais modernas, eles sequer são discutidos pela indústria, pois são, por enquanto, os calcanhares de Aquiles destas tecnologias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo topico :joia:

Uma pergunta:

As tvs q sao vendidas hoje no Brasil dizendo-se q sao HD sao compativeis com o padrão que nos adotamos?

ou precisaram do mesmo adaptador q as analogicas precisarão?

Amigo,

TODAS as "TVs" HDTV que sao vendidas atualmente (plasma, LCD, CRT ou projeçao) suportam formatos em alta-definição, porém estes MONITORES apenas sao chamados de TVs porque possuem um tunner embutido. O problema é que este tunner embutido só serve para exibir a TV analógica que atualmente está disponivel no Brasil. Quando a TV digital chegar, estes MONITORES não conseguirão decodificar o sinal, pois não existe um tunner embutido, para a TV DIGITAL, sacou? Isso significa que todos deverão comprar um decodificador externo para poder usufruir da TV Digital.

Porque não existe o tunner da TV digital nestes monitores??? Porque o padrão brasileiro ainda não estava definido. Agora que já está (é o padrão japones), novas TVs serao lançadas já preparadas para decodificar o sinal de TV digital que será implantado no país.

Mesmo assim, será muito mais vantagem a pessoa que tem o monitor preparado para TV digital, do que a pessoa que comprar um set-top-box* para sua TV analogica.

* Set-top-box: aparelho que decodifica sinal da TV digital e passa para a TV analogica.

Quem tiver um set-top-box e uma TV analogica, poderá ter a mesma qualidade que tem hoje ao assistir um DVD. Pois o DVD já possui uma resoluçao MAIOR que a TV analogica suporta atualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora eu deixo algumas perguntas:

1- E com relação aos nossos monitores de computador CRT? O meu, que tem 19" chega a uma resolução de até 2048x1536, o que é muito maior que qualquer monitor de plasma ou LCD atualmente. Sendo assim, ele suporta tranquilamente formatos 1080p (eu acho), mas com certeza aceita 1080i.

2- Muitas pessoas não sabem, mas uma caracteristica muito importante tambem na hora de comprar um LCD ou plasma de alta definiçao, é olhar a relaçao de contraste e brilho do monitor. Uma relaçao muito boa e comum encontrados em TVs de plasma de 42", são: contraste de 10000:1 e brilho de 1500:1 cd/m². Mas parece que, quanto maior o monitor, menor estas relações... Alias, qual seria esta relaçao de contraste e brilho nos monitores CRT?

3 - Só pra gente ficar babando, deem uma olhada neste monitor de plasma de 71" FULL HD (1080p) da LG!

http://br.lge.com/md/product/prodcategoryl...ctId=1100000410

Este outro não é banhado a ouro, mas tambem é perfeito:

http://br.lge.com/md/product/prodcategoryl...ctId=1100000296

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To com um problemão aqui tenho uma Radeon x850 XT e uma philips HDTV ela suporta 480i, 480p, 1080i

eu liguei meu pc na tv com o cabo video componente e reconheceu normal mas o problema e q tanto faz eu coloca em 480p ou 1080i a tela fica enorme dai tem q mexe com o mouse pra aparece os outros cantos da tela a tela so fica normal quando eu coloco na resolução 720x480 mas com a minha antiga 9800 pro eu joga em 1024x768 na boa e outra coisa q notei também e q a tv num consegue acompanha 100% o jogo tem ora q da umas faixa congelada tipo quando eu to correndo e pulando muito mas enfim se alguem puder me ajudar sobre o tamanho da tela eu agradeço.. valeu amigos

aaa outra coisa também e q fica uma ##### interferencia chata na tela já me falaram q é ac interferencia de energia porque eu não tenho aterramento na minha casa eheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ainda é cedo para ficar decidindo qual aparelho comprar. Depois a qualidade da programação das emissoras de TVs no brasil é tão ruim que nem valeria a pena comprar uma HDTV só para ver o gugu ou fastão em alta definição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu moro no Japão e estou pesquisando para comprar uma TV de alta definição, já qua aqui fazem 2 anos que já transmitem a imagem digital por aqui e indo nas lojas realmente da para ver a diferença entre Plasma e LCD, HDTV e as que não tem esse dispositivo de entrada, e os tamanhos, já que existem LCD's maiores que 42". E tem o suporte para resolução de 1920X1080. O preço que realmente agrada. Não passa de 4 mil dólares uma de 42". O máximo que vi na loja foi de 60". Olhando a diferença do Plasma pelo LCD já dá para notar na hora. Muita diferença e muitas marcas também. Com tudo isso resolvi que vou comprar uma de alta definição, de 42", com entrada HDTV e DVI para computadores e o mais impressionante é que ela já tem sistema Pal-m, Pal-N e NTSC e já está pronta para uso normalmente no Brasil. Muito boa o tema colocado nesse tópico, e esclarece bastante e ainda acho que o Japão tem mais tecnologia para oferecer ao Brasil do que os EUA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá...

Me esclareçam uma dúvida... no artigo, está dizendo:

(o sistema PAL-M adotado no Brasil funciona de forma idêntica; a diferença básica entre NTSC e PAL-M é como a cor é produzida). Isto também é normalmente chamado de Definição Padrão (Standard Definition ou SD)

porque li artigos sobre os sistemas de cor, e vi que o sistema NTSC trabalha com 480 linhas a 30fps (60i), e o sistema PAL trabalha com 576 linhas a 25 fps (50i). Nas 480 linhas, apenas 240 linhas são mostradas. e cada frame possui dois campos entrelaçados (No caso, quando a varredura do tubo desce, é inserido 240 linhas e quando a varredura sobe, o restante das 240 linhas de um frame. Por isso a imagem é fluída em jogos de futebol, porque vemos 60 quadros em NTSC e 50 quadros em PAL, sendo que no sistema PAL são mostradas 288 linhas)

Já quando a imagem é mostrada no modo progressivo, ela gera menos quadro, e com menor velocidade na troca dos quadros é visto "flicker", assim como no cinema, que trabalha a 24p praticamente. mas a qualidade do progressivo é ótima para filmes e não muito bom para esportes, que exige trocas de quadros maiores, e nesse quesito o metodo entrelaçado sai ganhando. :) Não sei se existem TVs capazes de mostrar 60 quadros de alta resolução em modo progressivo. consumiria um pusto processamento.

Se não me engano, em TVS digitais, as 480 linhas dos sinais entrelaçados, divide-se o campo dá um "stresh" e divide o tempo de amostragem por 2, gerando 60 quadros "progressivos" de baixa qualidade. ou então mostra os dentes de rato mesmo.

Se eu estiver errado, por favor, me puxem a orelha.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma frase estranha no artigo, que dá a entender que na varredura progressiva não há flicker.

O flicker não tem relação alguma com a varredura. Em TVs LCD ou plasma não há flicker porque a tela não "apaga" entre as varreduras, só isso.

Outra problema é o artigo meio que dizer que alta definição é só varredura progressiva. Varredura entrelaçada também é alta definição. Se as TVs só mostram o sinal progressivamente isso não quer dizer que não possam fazer interpolação a partir de um sinal entrelaçado. E o resultado pode ser muito bom sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...