Imprimir artigo
Como Fazer Um Upgrade de Processador
29/03/2007 às 15h37min por Gabriel Torres em Tutoriais
200.489 visualizações
Página 1 de 6

Introdução

Este tutorial é para aqueles usuários que querem trocar o processador da máquina por um mais potente mas não têm idéia de quais processadores o seu micro aceita. Neste tutorial listaremos todos os modelos de processadores que você pode instalar em seu micro sem substituir a sua placa-mãe atual.

Para fazer um upgrade de processador você precisará saber duas coisas sobre sua placa-mãe: o tipo de soquete do processador e o clock máximo do barramento externo (também conhecido como FSB, Front Side Bus ou Barramento Frontal – para os processadores da AMD com arquitetura AMD64 você não precisa desta informação). Essas duas informações estão no manual da sua placa-mãe. Se você não tem mais o manual da sua placa-mãe, leia nosso tutorial Como Descobrir o Fabricante e o Modelo de sua Placa-Mãe .

Há algum muito importante sobre manuais de placas-mães: normalmente eles trazem informações equivocadas sobre o processador mais rápido que você pode instalar em sua placa. Isto acontece porque normalmente os manuais são escritos bem antes de todos os modelos de processadores estarem disponíveis no mercado, ou seja, sua placa-mãe pode aceitar um processador mais rápido do que o manual está dizendo.

Você só pode trocar seu processador por outro que use o mesmo tipo de soquete. Caso contrário, você precisará trocar também a sua placa-mãe (e talvez outros componentes, como memória, se a sua nova placa-mãe usar um tipo diferente de memória, por exemplo).

Nas próximas páginas listaremos todas as opções de upgrade de processador possíveis dependendo do soquete para processadores da sua placa-mãe.

Antes de trocar seu processador recomendamos que você faça um upgrade de BIOS na sua placa-mãe. Leia nosso tutorial Como Fazer Um Upgrade de BIOS para mais detalhes. Com este procedimento você garante que sua placa-mãe reconhecerá seu novo processador. Muitas vezes quando você instala um novo processador que você sabe que sua placa-mãe aceita e o micro não liga é porque você precisa fazer um upgrade de BIOS na sua placa-mãe. Para efetuar este procedimento, você terá de instalar o processador antigo de volta. Evite este inconveniente fazendo um upgrade de BIOS antes de trocar o seu processador.
 
Em nosso tutorial Como Aplicar Corretamente a Pasta Térmica você encontrará informações detalhadas de como substituir um processador. Claro que este procedimento deve ser feito com o micro desligado.

Após substituir o processador você terá de rodar um programa de identificação de hardware como o Sandra, o Hwinfo ou o CPU-Z para verificar se seu novo processador está rodando com o seu clock correto ou não. Se não estiver, você precisará entrar no setup da sua placa-mãe (pressionando a tecla Del durante a inicialização do micro) e modificar a configuração do seu processador. Isto é normalmente necessário quando você troca seu processador atual por um que requer um clock externo maior.

ARTIGOS RELACIONADOS
Sempron vs. Athlon XP
23/04/2005 às 1h34min por Gabriel Torres e Daniel Barros em Processadores
Cobertura do Lançamento do Celeron D
01/07/2004 às 9h58min por Gabriel Torres e Cláudia Catherine em Processadores
ÚLTIMOS ARTIGOS
451.998 usuários cadastrados
528 usuários on-line