Imprimir artigo
Como Instalar Uma Unidade de Disquete
26/11/2007 às 23h59min por Gabriel Torres em Tutoriais
159.895 visualizações
Página 1 de 10

Como muitos computadores vendidos atualmente não estão vindo com uma unidade de disquete instalada, o usuário precisa comprar e instalar uma por conta própria caso queira ler disquetes em seu micro. Apesar de os disquetes serem um tipo de mídia cada vez menos usada você pode ter dados antigos (e importantes) salvos em disquetes. Neste tutorial ensinaremos a você como instalar uma unidade de disquete usando como exemplo uma unidade da Mitsumi (modelo FA404M), que é uma unidade de disquete com um leitor de cartões 6-em-1 embutido, permitindo a você ler disquetes e seis diferentes tipos de cartões de memória..

Na Figura 1 você pode ver a unidade de disquete que usaremos em nosso tutorial. Como mencionamos, esta unidade da Mitsumi tem um leitor de cartões 6-em-1 embutido, que pode ler cartões dos formatos Compact Flash (CF), Micro Drive (MD), Smart Media (SM), Memory Stick (MS), Secure Digital (SD) e MultiMedia Card (MMC).

disquete
Figura 1: Unidade de disquete com leitor de cartões de memória da Mitsumi.

Como este modelo tem um leitor de cartões de memória nós precisamos instalar um cabo que sai da unidade de disquete a um conector USB interno da placa-mãe. Portanto se você tem uma unidade de disquete este recurso (que é o provavelmente o seu caso), simplesmente pule as partes em que falamos sobre a instalação deste cabo na placa-mãe.

Na Figura 2 nós mostramos os conectores disponíveis em uma unidade de disquete.

disquete
Figura 2: Conectores disponíveis em uma unidade de disquete.

Tudo o que você precisa comprar é a unidade de disquete (certifique-se de comprar uma unidade da mesma cor do seu gabinete, ou seja, uma unidade de disquete preta caso você tenha um gabinete preto, uma unidade de disquete bege caso você tenha um gabinete bege, etc) e talvez um cabo flat para ligar a unidade de disquete na placa-mãe, caso você não tenha esse cabo. Este cabo vem com a placa-mãe, portanto verifique nas caixas que você tem guardado que provavelmente este cabo estará lá.

Na Figura 3 nós mostramos a você este cabo. Ele é um cabo flat de 34 vias usando dois conectores de 34 pinos nas extremidades do cabo (e opcionalmente um conector de 34 pinos no meio do cabo). A característica mais interessante deste cabo é que ele tem uma dobra em uma das pontas (a propósito, a ponta que possui a dobra deve ser ligada à unidade de disquete).

disquete
Figura 3: Cabo da unidade de disquete.

Para a instalação da unidade de disquete você precisará também de quatro parafusos de rosca fina, como você pode ver na Figura 4. Esses parafusos vêm com o gabinete. Para uma explicação mais detalhada a respeito dos parafusos, leia nosso tutorial Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre os Parafusos Usados no PC.

disquete
Figura 4: Parafusos necessários.

Agora que você foi apresentado à unidade de disquete e ao seu cabo, vamos mostrar a você um guia passo-a-passo de como instalar uma unidade de disquete em seu micro.

ARTIGOS RELACIONADOS
O Disquete Assassino
22/05/1998 às 9h35min por Gabriel Torres em Armazenamento
ÚLTIMOS ARTIGOS
445.212 usuários cadastrados
1.772 usuários on-line