Imprimir artigo
Teste da Fonte de Alimentação Corsair TX750W
20/02/2008 às 10h00min por Gabriel Torres em Testes
140.909 visualizações
Página 1 de 10

Introdução

Produto Recomendado Clube do Hardware

A TX750W pertence à mais nova série de fontes de alimentação da Corsair, a TX. Esta é a fonte de alimentação mais “parruda” da Corsair atualmente – a propósito, rotulada a 50° C, o que é excelente – e também é a única que tem quatro conectores de alimentação para placas de vídeo – mesmo o modelo de 650 W da série TX não tem quatro conectores. Outra característica técnica desta nova série é o uso de um único barramento de +12V de alta corrente em vez de vários barramentos virtuais com correntes mais baixas – fontes da série HX têm três barramentos virtuais, mas os modelos da série VX também têm um único barramento de +12V. Esta fonte não tem sistema de cabeamento modular como na série HX, mas ela tem uma ventoinha de 140 mm, alta eficiência e PFC ativo. Vamos dar uma olhada a fundo nesta fonte de alimentação e ver se ela realmente pode fornecer sua potência rotulada..

Esta fonte de alimentação vem dentro de um saco de pano juntamente com 10 prendedores de cabo para prender os cabos da fonte melhorando assim o fluxo de ar dentro do micro.

Corsair TX750W
Figura 1: A Corsair TX750W vem dentro de um saco de pano.

Corsair TX750W
Figura 2: Corsair TX750W.

Corsair TX750W
Figura 3: Corsair TX750W.

Com você pode ver nas Figuras 2 e 3 esta fonte usa uma ventoinha de 140 mm em sua parte inferior (a fonte de alimentação está de cabeça para baixo nas Figuras 2 e 3) e uma grade em sua parte traseira, onde tradicionalmente há uma ventoinha de 80 mm. Esta solução de refrigeração oferece um melhor fluxo de ar e um baixo nível de ruído, já que ventoinhas maiores podem girar a uma velocidade de rotação menor para gerar o mesmo fluxo de ar do que as ventoinhas menores. É importante notar que o modelo de 650 W da série TX usa uma ventoinha menor de 120 mm.

A Corsair TX750W também tem duas características que estão se tornando padrão, PFC ativo e alta eficiência (80%).

Quanto maior a eficiência melhor – uma eficiência de 80% significa que 80% da potência extraída da rede elétrica é convertida em potência nas saídas da fonte de alimentação e apenas 20% é desperdiçada, o que significa uma conta de luz mais baixa – só para você ter uma ideia, fontes de alimentação convencionais possuem uma eficiência inferior a 70%.

O PFC ativo (Fator de Correção de Potência), por outro lado, oferece uma melhor utilização da rede elétrica e permite que esta fonte de alimentação esteja de acordo com leis européias, o que permite à Corsair vendê-la neste continente (você pode ler mais sobre PFC em nosso tutorial Fontes de Alimentação). Na Figura 2 você pode ver que esta fonte de alimentação não tem uma chave 110V/220V, característica esta presente em fontes de alimentação com PFC ativo.

Esta fonte de alimentação vem com sete cabos de alimentação para periféricos: quatro cabos de alimentação auxiliar PCI Express para placas de vídeo com conectores de 6/8 pinos (veja na Figura 4), dois cabos contendo quatro conectores de alimentação padrão e um conector de alimentação para unidade de disquetes cada e dois cabos contendo quatro conectores de alimentação Serial ATA cada.

Nós temos uma crítica construtiva a fazer a respeito dos cabos de alimentação para periféricos. Em vez de usar um cabo longo com muitos conectores nós achamos que o fabricante deveria adicionar mais cabos com menos conectores cada – por exemplo, três cabos com três conectores SATA cada em vez de dois cabos com quatro conectores SATA. Em nossa opinião esta forma oferece uma melhor distribuição de alimentação.

Como mencionamos, todos os conectores de alimentação para placas de vídeo podem ser transformados em conectores de 8 pinos, o que significa que com esta fonte de alimentação você pode instalar todos os tipos de placas de vídeo topo de linha.

Corsair TX750W
Figura 4: Todos os conectores de alimentação para placas de vídeo podem ser transformados de 6 para 8 pinos.

O revestimento plástico usado pelos cabos de alimentação principal da placa-mãe não parte de dentro da fonte de alimentação (veja na Figura 3) – o que é algo que não aprovamos por razões estéticas.

Esta fonte de alimentação tem um conector EPS12V que pode ser transformado em dois conectores ATX12V e o conector de alimentação principal pode ser usado tanto em placas-mães com 20 pinos ou quanto nas atuais placas-mães com 24 pinos.

Todos os fios usados nesta fonte de alimentação são de 18 AWG, mas para a faixa de potência desta fonte nós achamos que a Corsair deveria ter usado fios mais grossos (por exemplo, 16 AWG). Fontes de alimentação mais baratas usam fios de 20 AWG ou até mesmo de 22 AWG, que são mais finos.

Apesar de a Corsair ter pago para ter seu próprio número UL, esta fonte é na verdade fabricada pela CWT, como você pode ver na Figura 5.

Corsair TX750W
Figura 5: Esta fonte de alimentação é fabricada pela CWT.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
454.438 usuários cadastrados
444 usuários on-line