Nós decidimos desmontar esta fonte de alimentação para vermos qual projeto e componentes foram utilizados. Leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas para entender como uma fonte de alimentação trabalha internamente e para comparar esta fonte de alimentação com outras.
Nesta página teremos uma visão geral, enquanto que na página seguinte discutiremos em detalhes a qualidade e as características dos componentes usados.  clique para ampliar Figura 3: Visão geral.
 clique para ampliar Figura 4: Visão geral.
 clique para ampliar Figura 5: Visão geral.
Como mencionamos, internamente esta fonte é idêntica à Antec EarthWatts 500 W, mas usando capacitores eletrolíticos melhores. Como mencionamos em outros artigos, a primeira coisa que gostamos de ver quando abrimos uma fonte de alimentação para termos uma idéia da sua qualidade é o estágio de filtragem de transientes. Os componentes recomendados para este estágio são duas bobinas de ferrite, dois capacitores cerâmicos (capacitores Y, normalmente azuis), um capacitor de poliéster metalizado (capacitor X) e um varistor (MOV). Em fontes de alimentação genéricas são usados menos componentes do que o recomendado, normalmente removendo o varistor, que é essencial para eliminar picos de energia provenientes da rede elétrica, e a primeira bobina. Esta fonte de alimentação é impecável. Ela vem com um capacitor X extra e uma bobina de ferrite extra neste estágio, mais dois capacitores Y adicionais e um capacitor X adicional após a ponte de retificação.  clique para ampliar Figura 6: Estágio de filtragem de transientes (parte 1).
 clique para ampliar Figura 7: Estágio de filtragem de transientes (parte 2).
Agora vamos ter uma discussão mais detalhada a respeito dos componentes usados na VX450W. |