Imprimir artigo
Teste da Fonte de Alimentação Zalman ZM460B-APS 460 W
30/12/2008 às 17h53min por Gabriel Torres em Testes
72.913 visualizações
Página 1 de 10

Introdução

Produto Recomendado Clube do Hardware

A APS é a série de fontes de alimentação mais simples da Zalman, voltada aos usuários que querem uma boa fonte a um preço acessível, com características como PFC ativo e ventoinha de 120 mm, mas sem sistema de cabeamento modular como as outras fontes deste fabricante, o que ajuda a reduzir o preço das fontes desta série. Nós já testamos o modelo de 360 W desta série, que obteve excelentes resultados. Será que o modelo de 460 W é um bom produto? Confira..

Zalman ZM460B-APS
Figura 1: Zalman ZM460B-APS.

Zalman ZM460B-APS
Figura 2: Zalman ZM460B-APS.

Esta fonte de alimentação é muito pequena, medindo apenas 14 cm de profundidade, e como mencionamos, ela tem uma ventoinha de 120 mm em sua parte inferior e circuito PFC ativo, o que permite a Zalman vendê-la na Europa.

Como esta fonte não tem sistema de cabeamento modular todos os cabos partem de dentro da carcaça da fonte e todos eles usam uma proteção de nylon que parte de dentro da fonte.

O cabo principal da placa-mãe usa um conector de 20/24 pinos e a ZM460-APS tem dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V. Apesar de esses conectores estarem disponíveis no mesmo cabo e serem protegidos pelo mesmo revestimento de nylon, eles utilizam fios individuais, ou seja, é como se fossem cabos individuais, que é a melhor configuração.

Esta fonte vem com um cabo contendo dois plugues de alimentação auxiliares de 6 pinos para placas de vídeo. Para uma melhor distribuição de corrente/potência nós preferimos quando esses conectores estão em cabos individuais e não compartilhando o mesmo cabo.

Esta fonte vem com dois cabos contendo dois plugues de alimentação para periféricos e um plugue de alimentação para a unidade de disquete cada e dois cabos contendo dois plugues de alimentação SATA cada.

Apesar de a quantidade de plugues ser suficiente para um micro comum, nós achamos que seria melhor se esta fonte tivesse pelo menos dois plugues de alimentação para periféricos e dois plugues de alimentação SATA a mais.

Todos os fios são 18 AWG, que é a bitola correta para ser usada atualmente.

A ZM460-APS vem ainda com um adaptador com seleção de velocidade de rotação para ventoinhas com conectores de 3 pinos. Este adaptador, que pode ser instalado em qualquer plugue de alimentação para periféricos, tem duas saídas: uma com +12 V (velocidade máxima) e outra com +5 V (um pouco menos da metade da velocidade).

Assim como outras fontes de alimentação da Zalman, a ZM460B-APS é fabricada pela FSP. Este fabricante é o responsável por algumas fontes da OCZ (séries GameXStream e StealthXStream) e SilverStone (série Strider).

A propósito, em nosso teste da SilverStone Strider ST50F nós deixamos uma pergunta no ar que seria respondida com este teste: a SilverStone Strider ST50F e a Zalman ZM460B-APS são a mesma fonte de alimentação com etiquetas diferentes? A resposta é “sim”. Apesar de alguns semicondutores serem diferentes, eles têm exatamente as mesmas especificações. A única diferença é a quantidade de plugues de alimentação para periféricos: o modelo da Silverstone tem seis plugues de alimentação para periféricos e seis plugues de alimentação SATA, enquanto que o modelo da Zalman tem apenas quatro de cada.

Como você poderia imaginar, esta fonte de alimentação usa o mesmo projeto da Zalman ZM360B-APS, que nós já testamos, mas com semicondutores mais “parrudos”. O projeto dessas duas fontes de alimentação e da Strider ST50F é também muito similar ao usado na série Zalman HP, que tem alguns detalhes diferentes para suportar maiores correntes/potências, além da adição de um sistema de cabeamento modular.

Durante nossa análise interna nós iremos comparar os componentes usados na ZM460B-APS com os usados na ZM360B-APS e na SilverStone Strider ST50F.

Vamos agora dar uma olhada mais detalhada nesta fonte de alimentação.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
443.699 usuários cadastrados
437 usuários on-line
";