Imprimir artigo
Teste da Fonte de Alimentação XFX 750 W Black Edition
26/02/2010 às 18h51min por Gabriel Torres em Testes
68.220 visualizações
Página 1 de 10

Introdução

Produto Recomendado Clube do Hardware

A XFX pode ser nova no mercado de fontes de alimentação, mas até agora os outros dois modelos deles que testamos, 650 W XXX Edition e 850 W Black Edition provaram ser excelentes produtos. Vejamos se o mais novo modelo, 750 W Black Edition, segue o mesmo caminho..

Assim como o modelo 850 W Black Edition, a versão de 750 W é fabricada pela Seasonic sendo, na verdade, uma Seasonic M12D remarcada, fonte que provou ser uma das melhores fontes de alimentação de 750 W do mercado hoje. Desta forma a XFX 750 W Black Edition entra no mercado para concorrer com este modelo da Seasonic e com a Corsair HX750W, pois todas utilizam um projeto DC-DC, o que significa que a fonte é basicamente um modelo de +12 V com suas saídas de +5 V e +3,3 V sendo produzidas por duas fontes menores instaladas no barramento de +12 V da fonte de alimentação principal.

XFX 750 W Black Edition
Figura 1: Fonte de alimentação XFX 750 W Black Edition.

XFX 750 W Black Edition
Figura 2: Fonte de alimentação XFX 750 W Black Edition.

A XFX 750 W Black Edition não é uma fonte de alimentação muito longa, medindo 16 cm de profundidade. Ela tem uma ventoinha de 135 mm em sua parte inferior e circuito PFC ativo, é claro.

A fonte testada tem um sistema de cabeamento modular com oito conectores (dois para placas de vídeo e seis para cabos SATA/periféricos) e vem com cinco cabos permanentemente instalados na fonte. Os cabos inclusos são:

  • Cabo principal da placa-mãe com um conector de 20/24 pinos, 52 cm de comprimento (permanentemente instalado na fonte).
  • Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V, 53 cm de comprimento (permanentemente instalado na fonte).
  • Um cabo com um conector EPS12V, 53 cm de comprimento (permanentemente instalado na fonte).
  • Quatro cabos com um conector de alimentação auxiliar de seis/oito pinos para placas de vídeo cada, 58 cm de comprimento (dois permanentemente instalados na fonte e dois no sistema de cabeamento modular).
  • Três cabos com três conectores de alimentação SATA cada, 36 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores (sistema de cabeamento modular).
  • Um cabo com dois conectores de alimentação SATA, 36 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores (sistema de cabeamento modular).
  • Dois cabos com três conectores de alimentação para periféricos cada, 36 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores (sistema de cabeamento modular).
  • Um cabo com dois conectores de alimentação para periféricos, 36 cm até o primeiro conector, 15 cm entre os conectores (sistema de cabeamento modular).
  • Um adaptador para converter um conector de alimentação padrão para periféricos em dois conectores de alimentação para unidades de disquete.

O cabo principal da placa-mãe, o cabo do processador (ATX12V/EPS12V) e os cabos da placa de vídeo utilizam fios 16 AWG, que é excelente. Os cabos SATA e para periféricos utilizam fios 18 AWG.

XFX 750 W Black Edition
Figura 3: Cabos.

XFX 750 W Black Edition
Figura 4: Cabos.

A quantidade de cabos é excelente para o usuário avançado, suportando duas placas de vídeo topo de linha que necessitem de dois conectores de alimentação cada.

Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
449.292 usuários cadastrados
2.098 usuários on-line