O assunto continua despertando muita polêmica - e com razão. Um de nossos visitantes questiona: "Gabriel, se até os seus cursos não são registrados no CREA, você não está incentivando a prática ilegal da profissão?"
Volto a repetir o que disse no editorial passado: ser simplesmente um engenheiro ou um técnico em eletrônica não transforma o profissional em um técnico em manutenção de micros. Atualmente a manutenção de micros não envolve somente a parte eletrônica. Por esse motivo, acredito que aqueles que puderem fazer um curso técnico em eletrônica que o façam, mas não acho que seja 100% necessário. É apenas um "plus" no currículo, um diferencial no mercado de trabalho. Ademais, o curso técnico em eletrônica é uma excelente pedida se você realmente curte o assunto. Resumindo, faça o curso somente se você quiser se aprofundar no assunto. Acho que todos o que quiserem realmente ser bons técnicos tem de pensar em outras questões, como ética e profissionalismo, que são pontos que a maioria dos cursos não aborda e que tentamos abordar aqui no Clube do Hardware. Leia a enquete que fizemos sobre a qualidade das assistências técnicas brasileiras para entender melhor essa questão.
Em relação a cursos, o mais importante é procurar cursos que sejam ministrados por instituições idôneas. Gostaria de lembrar que a instituição onde ministro meus cursos (Instituto de Tecnologia ORT) é devidamente registrada no CREA e no MEC, além de ser a maior organização não governamental de ensino técnico profissionalizante do mundo.
Recebemos o seguinte e-mail do nosso visitante Ronald, que analisa o outro lado da moeda:
"Em relação à regulamentação de profissionais pelo CREA estou em desacordo, pois até hoje não vi nada de útil que o CREA tivesse feito a não ser política e cobrar dos já tão paupérrimos profissionais que esta entidade deveria regulamentar. Creio que o momento é de competência e já existem dois orgãos federais (Ministério da Educação e Ministério do Trabalho) para cuidarem do aspecto legal das profissões. O pessoal que normalmente administra o CREA é aquele mesmo pessoal que quando acadêmicos pertenciam a diretórios e coisa e tal.O Brasil precisa é de gente que sabe realmente das coisas! Papel não projeta ou conserta coisa alguma. Não vamos colocar mais uma dificuldade na vida do profissional de informática. Deixemos o CREA bem longe de nossa atividade. Desculpe o desabafo, mas imagino que muita gente pensa como eu. Não queremos ter de engolir goela abaixo o Sr. CREA. A melhor fiscalizaçao é feita pelo livre mercado, pela concorrência, pela competência técnica. Chega de papel, precisamos de profissionais que dominem a área, que resolvam problemas."
Para saber mais:
|