Imprimir artigo
Configuração de Proxy
26/04/2000 às 1h03min por Gabriel Torres em Tutoriais
140.347 visualizações

Muitos provedores utilizam um servidor destinado ao aumento da velocidade de navegação, chamado proxy. Ele funciona armazenando as páginas mais acessadas pelos usuários do provedor localmente, isto é, em um computador dentro do próprio provedor. Assim, se você chamar uma página "popular" (ex: www.altavista.com, www.shareware.com), o seu browser, em vez de carregar os dados do site original, pela Internet, carrega os dados armazenados dentro do próprio provedor. Com isso, o acesso a essa página fica muito mais rápido, pois acessar dados que estejam dentro do seu próprio provedor é muito mais rápido do que acessar dados que estejam em outro computador na Internet.

Acontece que não basta o seu provedor ter um servidor de proxy para a sua navegação ficar mais rápida. Você precisa configurar o seu browser, para que ele passe a utilizar esse serviço. O procedimento de configuração varia de acordo com o browser e de acordo com o provedor, pois você precisa entrar valores que são específicos para cada provedor.

No Netscape Communicator, por exemplo, essa configuração é feita através da opção Preferências do menu Editar, indo na categoria Avançado, opção Proxies da tela que aparecerá. Selecione "Configuração manual do proxy" e clique na caixa Exibir. Em seguida você deverá entrar os valores fornecidos pelo serviço de suporte de seu provedor.

Os bons provedores colocam os valores de configuração do proxy em sua página na Internet. Em todo o caso, entre em contato com o serviço de suporte de seu provedor para saber como configurar corretamente o proxy.

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor-Chefe

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Mora atualmente nos Estados Unidos.

ÚLTIMOS ARTIGOS
443.898 usuários cadastrados
2.225 usuários on-line
";