Os usuários estão cada vez mais ávidos por velocidade e performance. Por este motivo, cada vez mais surgem modelos "turbinados" de placas de vídeo, fazendo com que o vídeo fique mais rápido. Para jogadores fanáticos e profissionais que utilizam de aplicativos gráficos como o Photoshop, a utilização de uma placa de vídeo de melhor qualidade é indispensável.
As tecnologias das placas de vídeo "turbinadas" giram em torno basicamente do tipo de circuito utilizado na memória de vídeo. Para você que não sabe, a memória de vídeo fica na própria placa de vídeo e serve para armazenar o conteúdo da tela. Quanto mais rápida for a memória de vídeo, mais rápida será a apresentação de imagens na tela - o que é muito bom principalmente para animações gráficas, onde "quebras" de imagem não acontecerão.
Veremos hoje as principais tecnologias de memória de vídeo.
DRAM
A memória de vídeo DRAM - utilizada pela maioria das placas de vídeo, como a Trident 9680 - é formada por circuitos de memória FPM, o mesmo tipo utilizado na memória RAM do micro. É o modelo que apresenta pior performance.
EDO
A memória de vídeo EDO é formada por circuitos de memória EDO, o mesmo tipo utilizado pela maioria das memórias RAM do micro. É cerca de 20% mais rápida que a memória de vídeo DRAM.
SGRAM (Synchronous Graphic RAM)
É uma memória de vídeo baseada na tecnologia SDRAM - utilizada na memória RAM de alguns micros -, porém otimizada para uso com vídeo.
VRAM (Video RAM)
Este tipo de memória de vídeo possui duas portas, permitindo que o processador consiga acessar a memória de vídeo ao mesmo tempo em que o controlador de vídeo também acessa. Normalmente isto não é possível: quando o processador precisa acessar a memória de vídeo, porém esta está sendo acessada pelo controlador de vídeo, o processador deverá esperar até que o acesso termine. Esta memória é 40% mais rápida que a DRAM. Atenção para não confundir o acrônimo "VRAM" com "memória de vídeo".
WRAM (Windows RAM)
É uma melhoria sobre a tecnologia VRAM: também possui duas portas, porém sua organização interna é diretamente compatível com o método utilizado pelo Windows para o armazenamento de imagens, fazendo aumentar o desempenho. Segundo o fabricante (Samsung), é 50 % mais rápida que a VRAM, além de ser mais barata.
RDRAM (Rambus DRAM)
Este tipo de memória de vídeo trabalha de uma maneira bastante peculiar. O processador de vídeo é ligado à memória de vídeo através de um barramento exclusivo, chamado Rambus (este barramento é transparente ao usuário), que transmite apenas 8 bits por vez, porém a uma velocidade muito alta (250 MHz, independente do clock do micro). Segundo o fabricante (Rambus, Inc.), esta memória é dez vezes mais rápida que a DRAM tradicional e de 3 a 5 vezes mais rápida que a memória VRAM. |