Imprimir artigo
Fax/Modem - Dúvidas mais comuns
15/05/1998 às 9h28min por Gabriel Torres em Tutoriais
117.638 visualizações
Página 1 de 2

Modem não reconhece tom de discagem?

A solução deste caso é simples. No caso de você estar utilizando Windows 3.x ou algum aplicativo de comunicação de 16 bits no Windows 9x, basta ir na configuração do programa e alterar, no "Init String" (string de inicialização) e no "Dial String" (string de discagem), o comando "Xn" (onde "n" pode ser um numero qualquer) pelo comando "X3".

No caso do Windows 95, a solução é ainda mais simples: basta clicar no ícone "modems" do Painel de Controle e dar clique com o mouse na caixa "propriedades", selecionando antes o modem que você deseja configurar. Na guia "Conexão", desabilite a caixa "Aguardar pelo sinal antes de discar".

Como saber a verdadeira velocidade do meu modem?

Todo modem possui gravado internamente sua identificação - que inclui, além da marca e modelo, a velocidade. Para vê-la, basta entrar o comando ATI4 na janela do Terminal do Windows 3.x ou então, no caso do Windows 9x, através do ícone Modems do Painel de Controle. Selecione o modem e, na guia "Diagnóstico", clique na caixa "mais informações". Na linha "ATI4" aparecerá a verdadeira velocidade de seu modem.

 Fax/Modem - Dúvidas mais comuns.


Figura 1: Descobrindo a verdadeira velocidade do modem.

Posso "transformar" o meu modem 28.800 bps ou 33.600 bps em um 56 K?

Na maioria das vezes, sim. Os modems de boa qualidade (como o USRobotics) permitem que você execute um "upgrade" via software. Para isso, basta ir na página do fabricante na Internet e baixar a versão do software de acordo com o modelo de seu modem (é importante saber o número de série e o "part number" de seu modem; essas informações estão decalcadas no próprio modem). Em alguns casos é necessário pagar uma taxa, a ser debitada no cartão de crédito internacional.

Como faço para "conversar" na Internet usando um microfone?

Para conversar na Internet, você precisara de um kit multimídia com um microfone conectado à entrada "Mic In" da placa de som e um par de caixas acústicas conectadas a saída "Speaker Out" da placa de som. Você necessitará do programa Internet Phone (disponível em http://www.vocaltech.com). Você conseguira bater papo com qualquer tipo de modem, independentemente se ele e "voice" ou não (esta característica diz respeito apenas a secretária eletrônica). É interessante que você atualize o seu sistema operacional com um driver "full-duplex" para a sua placa de som, de modo que você consiga falar e escutar simultaneamente. Este driver pode ser baixado no site do fabricante de sua placa de som (http://www.soundblaster.com, no caso da Sound Blaster).

E o fax/modem "voice"? Para que serve?

Esse tipo de fax/modem possui duas características adicionais: viva-voz e secretária eletrônica. A utilização desses dois recursos em geral necessita do programa que acompanha o modem. Para conversar na Internet você não precisa de um modem desse tipo: qualquer modem serve.

ARTIGOS RELACIONADOS
Novos Modems
01/05/1998 às 9h19min por Gabriel Torres em Redes
Modem 56K
17/04/1998 às 9h15min por Gabriel Torres em Redes
ÚLTIMOS ARTIGOS
448.517 usuários cadastrados
1.816 usuários on-line