Imprimir artigo
Teste o desempenho de seu disco rígido
02/08/2000 às 1h07min por Gabriel Torres em Tutoriais
97.808 visualizações

O programa HD Tach, que pode ser baixado em http://www.tcdlabs.com é excelente para você medir o desempenho de seu disco rígido e verificar se o seu micro está configurado de modo a obter o máximo de desempenho possível. Por exemplo, pode ser que você tenha um moderno disco rígido Ultra DMA/66 instalado em seu micro mas, por motivos de configuração, ele esteja obtendo uma taxa de transferência muito abaixo dos seus 66 MB/s, fazendo com que o micro fique lento desnecessariamente.

Os discos rígidos acima de 1 GB de capacidade podem ser basicamente classificados em três tipos: PIO modo 4 (que atingem taxas de transferência de até 16 MB/s), UDMA/33 (que atingem taxas de transferência de até 33 MB/s) e UDMA/66 (que atingem taxas de até 66 MB/s). Para saber o tipo do seu disco rígido é fácil: no quadro de configurações que aparece após a contagem da memória que é feita quando você liga o micro, há uma linha onde aparece a configuração do disco rígido. Se aparecer escrito “PIO4” ou “Mode 4”, trata-se de um disco rígido PIO modo 4. Se aparecer “UDMA”, “UDMA/33” ou “UDMA2”, trata-se de um disco UDMA/33. E se aparecer “UDMA4” ou “UDMA/66”, trata-se de um disco UDMA/66.

Fazendo o teste com o programa HD Tach você verifica se o seu disco rígido consegue obter uma taxa de transferência próxima à sua taxa de transferência máxima teórica. É lógico que os valores apresentados (16 MB/s, 33 MB/s e 66 MB/s, dependendo do disco rígido) nunca são atingidos, mas se o seu disco rígido estiver apresentando um valor muito abaixo de sua taxa máxima teórica, significa que algo está errado.

Para começar, você pode facilmente verificar se o bus mastering está habilitado. Essa técnica faz com que as transferências de dados entre o disco rígido e a memória RAM sejam efetuadas sem a intervenção do processador da máquina, tornando o micro mais rápido. Inclusive se o bus mastering não estiver habilitado, os discos UDMA/33 e UDMA/66 atingirão uma taxa de transferência de, no máximo, 16 MB/s. Após efetuar o teste de desempenho propriamente dito, o programa testa a taxa de utilização do processador (isto é, o quanto da capacidade de processamento da máquina foi utilizada) na transferência de dados do disco para a memória. Com o bus mastering habilitado, que é a condição ideal, esse valor deverá ficar abaixo de 10%. Em micros onde o bus mastering está desabilitado é normal essa taxa ficar acima de 90%, o que é péssimo para o desempenho do micro. Se o bus mastering estiver desabilitado, habilite-o. Nós já publicamos como isso é feito passo-a-passo no tutorial (http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1055).

Se após a configuração do bus mastering o desempenho do disco rígido continuar muito abaixo do ideal, pode ser que a sua placa-mãe não suporte o tipo de disco rígido que está instalado (UDMA/33 ou UDMA/66). Isto deve ser verificado no manual da placa-mãe.

No caso de discos rígidos UDMA/66, é válido lembrar que eles devem obrigatoriamente ser instalados no micro usando um cabo especial de 80 fios. Se esse tipo de cabo não for usado, ele obterá um desempenho muito baixo.

Para aprender mais sobre discos rígidos UDMA/33 e UDMA/66, leia a nosso artigo (http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1055).

O programa HD Tach serve também para medir o desempenho de unidades de disquete, unidades Super Disk LS-120 e Zip-drives. No mesmo site você encontra os programas CD Tach e DVD Tach, que servem para medir o desempenho de unidades de CD-ROM e DVD-ROM, respectivamente.

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor-Chefe

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nosso diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Mora atualmente nos Estados Unidos.

ARTIGOS RELACIONADOS
Apague de Verdade Seus Arquivos
13/03/2002 às 1h00min por Gabriel Torres em Armazenamento
ÚLTIMOS ARTIGOS
440.210 usuários cadastrados
2.423 usuários on-line