Imprimir artigo
Como Divulgar o Seu Site
11/10/2000 às 4h43min por Gabriel Torres em Tutoriais
206.585 visualizações
Página 1 de 3

Introdução

Agora que você já colocou o seu site no ar seguindo o nosso tutorial Como Hospedar um Site na Internet, você precisará divulgar o seu site. Caso contrário, você ficará no mesmo caso do camarada que compra uma linha telefônica e fica ao lado do telefone esperando alguém ligar, mas se esqueceu de dar o seu número para as pessoas.

O principal mito na divulgação de um site na Internet é que é necessário dinheiro para fazer uma campanha de divulgação de sucesso. Mas isso é mentira. Os melhores métodos de divulgação existentes na Internet são totalmente gratuitos. Acredite: você não gastará nada para divulgar o seu site e começar a ter visitantes. Apenas, é claro, o tempo gasto para executar as nossas dicas.

O mais importante é: assim que o seu site estiver no ar, cadastre-o nas principais ferramentas de busca, como o Cadê? (http://www.cade.com.br), Aonde? (http://www.aonde.com), Yahoo (http://www.yahoo.com e http://www.yahoo.com.br), Altavista (http://www.altavista.com) e WebCrawler (http://www.webcrawler.com), só para citarmos as mais conhecidas. É claro que existem centenas de ferramentas de busca e, com certeza, a maioria delas você ainda não conhece (existem centenas que nem nós mesmos conhecemos). Por isso, esse passo é apenas o inicial. À medida em que você for descobrindo novas ferramentas de busca (através de dicas publicadas na coluna On Line do nosso caderno, por exemplo), não perca tempo e cadastre logo o seu site!

Em uma estatística realizada pelo Georgia Institute of Technology apontou que 85% dos internautas descobrem novos sites usando as ferramentas de busca. Por isso, a importância de você se concentrar nesse tipo de divulgação.

A forma com que você deve se cadastrar varia de acordo com cada mecanismo e, por isso, não temos como dar um passo a passo que seja válido para todas as ferramentas de busca existentes. Na página inicial da ferramenta de busca, procure por uma opção chamada "Incluir site", "Inclusão", "Adicionar site", "Cadastrar site" ou similar (nas ferramentas em inglês, procure por "Add URL", "Add a site" ou similar). Lembramos que é importante cadastrar-se tanto nas ferramentas de busca em português quanto em inglês, já que muitas pessoas que falam português usam as ferramentas em inglês. Afinal, temos de tentar ter a maior projeção possível!

A maioria das ferramentas demora um tempo para incluírem o site recém cadastrado em seu banco de dados. Por isso, o retorno não é imediato, pode demorar algumas semanas até os primeiros visitantes vindos de ferramentas de busca aparecerem. Por isso, quanto mais cedo você cadastrar o seu site, melhor!

Outra forma eficiente de divulgação grátis é a troca de links. Procure por sites parecidos com o seu (com o mesmo tipo de conteúdo) e mande um e-mail para o responsável sugerindo a troca de links, isto é, você recomenda sites em sua página e esses outros sites, em troca, recomendam o seu. Por exemplo, se você tiver um site sobre cachorros, pode trocar links com outros sites sobre cachorros ou mesmo com outros sites sobre animais, de uma forma geral. O interessante é tomar a iniciativa e, antes de pedir a troca de links, já ter um link para o site para o qual você está propondo uma troca de links em seu site. Assim o responsável pelo site vê que você não está brincando.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
440.710 usuários cadastrados
969 usuários on-line