Imprimir artigo
Placas-mãe ITX
06/06/2001 às 0h00min por Gabriel Torres em Artigos
74.687 visualizações

A VIA Technologies, tradicional fabricante de chipsets e que recentemente comprou a S3, conhecido fabricante de processadores de vídeo, a Centaur e a Cyrix, fabricantes de processadores, está liderando a indústria na criação de um novo padrão de placas-mães, chamado ITX. .

Essa padrão é destinado a micros baratos, compactos e altamente integrados, seguindo a atual filosofia da empresa de oferecer não o computador mais rápido do mercado, mas sim o mais barato, já que a maioria das pessoas quer somente um micro para poder navegar na Internet e editar um texto.

A ideia da placa-mãe ITX é ter tudo on-board (ou seja, vídeo, áudio, modem e rede na própria placa-mãe), dispensando a instalação de novos periféricos. Com isso, o seu tamanho é bastante reduzido, já que não há a necessidade de haver muitos slots de expansão. Tradicionalmente as placas-mães ITX possuem apenas 2 slots PCI, como você pode observar na Figura 1.

Figura 1: Placa-mãe ITX.

O formato ITX é baseado no formato ATX de placas-mães. A grande diferença é no tamanho, como mostramos na tabela abaixo.

PadrãoComprimentoLargura
ATX30,5 cm24,4 cm
Mini ATX28,4 cm20,8 cm
Flex ATX22,9 cm19,1 cm
microATX24,4 cm24,4 cm
ITX21,5 cm19,1 cm

Outra diferença dessa placa-mãe está na fonte de alimentação. Como possui menos periféricos e como os periféricos existentes não são de alto consumo (a ideia não é instalar uma placa de vídeo 3D de última geração nessa placa), a fonte de alimentação pode ser fisicamente menor, inclusive para fazer um computador mais compacto. O plugue que liga à fonte de alimentação à placa-mãe é também menor (mais fino) do que o plugue atualmente utilizado em placas-mães ATX.

Na Figura 2 nós vemos uma placa-mãe ITX instalada dentro de um gabinete ITX. Repare que o gabinete é bem menor do que os gabinetes atuais, não possuindo qualquer espaço desperdiçado.

Figura 2: Placa-mãe ITX instalada em um gabinete ITX.

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor-Chefe

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Mora atualmente nos Estados Unidos.

ARTIGOS RELACIONADOS
Sensores da Placa-Mãe
25/07/2001 às 0h00min por Gabriel Torres em Placas-Mãe
ÚLTIMOS ARTIGOS
448.270 usuários cadastrados
2.538 usuários on-line