Imprimir artigo
Como Desentupir Cabeças das Impressoras da Epson
26/09/2005 às 1h00min por Gabriel Torres e Alexandre Souza em Tutoriais
260.933 visualizações
Página 1 de 4

Introdução

Nota: A Epson não recomenda nem endossa o procedimento descrito a seguir.

É incrível como as cabeças das impressoras Epson entopem. Por melhores que sejam, elas entopem por qualquer coisa e não desentopem sozinhas. Ou você troca a cabeça, ou consegue desentupi-la usando um líquido da própria Epson que custa uma fortuna, quando você consegue comprá-lo, o que deixa o pobre técnico sem chances de consertar uma impressora dessas.

Primeiro, vamos estudar como funciona o sistema. Existe um tubo (chamado agulha ou "needle") que fura o plástico do cartucho e, com isso, cria um selo de pressão que ajuda a tinta a não vazar, criando um certo "vácuo" no cartucho. Se não existisse esse vácuo, certamente a tinta escorreria completamente pelos orifícios da cabeça. É por isso que quando alguém tira um cartucho (original ou não) de uma impressora Epson, coloca uma fita adesiva embaixo dele: a fita veda a tinta e, quando re-introduzido na impressora, o tubo faz um buraco nela e cria o mesmo selo de pressão.

Como você pode ver na Figura 1, a tinta entra por esse tubo e segue para a área externa da cabeça (nozzle plate), passando por um filtro de tinta e sendo armazenada temporariamente na cavidade, que é um pequeno reservatório de tinta.

Como Desentupir Cabeças das Impressoras da Epson
Figura 1: Corte seccional da cabeça de impressão.

A área de expulsão trabalha com lâminas piezoelétricas (também conhecida como PZT, Piezo Eletric Element) que, quando "energizadas", movimentam-se e expulsam uma gotinha de tinta, que cai no papel. O curso da tinta não é em linha reta, como você pode ver na Figura 2. Por isso, ela trabalha como uma válvula de sentido único – você pode jogar tinta de cima para baixo, mas não de baixo para cima.

Como Desentupir Cabeças das Impressoras da Epson
Figura 2: Curso da tinta na cabeça de impressão.

O problema ocorre quando há acúmulo de tinta (original ou não) nessa "área de expulsão" (área externa da cabeça ou nozzle plate). A tinta se solidifica e tapa o buraco. Por mais que você force, a tinta não sai. E é mais uma cabeça de impressora que vai para o lixo...

ARTIGOS RELACIONADOS
Recarregando Cartuchos Epson
07/05/2003 às 11h26min por Gabriel Torres em Impressão
ÚLTIMOS ARTIGOS
443.703 usuários cadastrados
262 usuários on-line
";