Imprimir artigo
Upgrade de BIOS da placa de vídeo
21/04/2004 às 0h00min por Gabriel Torres em Tutoriais
154.403 visualizações

Poucos usuários sabem, mas a placa de vídeo também tem um BIOS que, tal como o BIOS da placa-mãe, pode ser atualizado. É no BIOS da placa de vídeo que o fabricante corrige bugs existentes na placa de vídeo ou no chip gráfico que foram descobertos depois do lançamento da placa no mercado. Com isto, manter o BIOS da placa de vídeo atualizado permite que você tenha o seu sistema o mais estável possível, longe de bugs que podem comprometer o funcionamento do seu PC, em especial bugs que podem aparecer durante um jogo.

A atualização do BIOS da placa de vídeo não tem muito mistério, bastando você ir ao site do fabricante da sua placa de vídeo e baixar o software necessário para efetuar esta atualização (em geral em uma seção chamada "support", "downloads" ou "BIOS"). Aqui vai um detalhe importante. O fabricante da placa normalmente não é o fabricante do chip. Assim, você não encontrará esta atualização no site da ATI ou da NVIDIA; você tem que ir ao site do fabricante da placa (Sapphire, Gigabyte, Inno3D, HIS, Tyan, Connect3D, MSI, ABIT, ASUS, FIC etc). A exceção fica por conta das placas com chip ATI que realmente tenham sido fabricados pela ATI. Se você comprou uma placa de vídeo barata "genérica" e não sabe qual é o seu fabricante, a solução é usar o código FCC ID da placa. Você pode descobrir o fabricante da placa através deste código, presente em uma etiqueta colada na placa. Basta ir a http://www.clubedohardware.com.br/pagina/fcc, entrar o código no formulário existente e o sistema retornará qual é o fabricante da placa.

Esta dica não se aplica a micros com vídeo on-board. Neste caso, como o vídeo é produzido pela placa-mãe, o BIOS de vídeo está conjugado ao BIOS da placa-mãe, bastando você efetuar o upgrade do BIOS da placa-mãe para manter o seu PC atualizado.

Turbinando Sua Placa de Vídeo

É no BIOS da placa de vídeo que estão gravadas três informações interessantes: o chip gráfico da placa, o clock do chip gráfico e o clock da memória de vídeo. Com isto, você pode fazer o seguinte: modificar os valores dos clocks da sua placa de vídeo e fazer o upgrade de BIOS da sua placa. Com isto, sua placa de vídeo passará a funcionar "para sempre" com um clock mais elevado (overclock), aumentando o seu desempenho em jogos 3D. Você também pode efetuar o overclock por software (usando o PowerStrip, http://www.entechtaiwan.com/), só que neste caso você precisa rodar o software sempre em que o micro for ligado para configurar novamente o overclock, pois quando o micro é ligado a placa lê os valores que estão em seu BIOS, que, caso você não efetue o upgrade de BIOS com os valores modificados, serão os valores de fábrica. Mas o programa PowerStrip pode ser interessante para você detectar o overclock máximo que você consegue com a sua placa, para programar o BIOS da sua placa de vídeo com os valores máximos que você conseguir.

Para placas com chip da NVIDIA, você deve usar o programa http://www.x86-secret.com/Download/rvbsetup.exe para alterar os dados do BIOS. Já para placas com chip da ATI, o programa é o http://www.softpedia.com/public/scripts/downloadhero/12-1-33/. Através do programa, leia o BIOS da sua placa de vídeo, altere os dados, e faça o upgrade.

Se você não quiser se arriscar fazendo tais modificações, você pode também baixar na Internet BIOS prontos com estas modificações já efetuadas e testadas por outros usuários. Por exemplo, em http://softmod.ocfaq.com/bios.php você encontra uma extensa lista de BIOS de placas de vídeo que usam chips da ATI e em http://www.mathiau.com/files/index.php e em http://www.x86-secret.com/articles/nvbios.htm você encontra BIOS de placas de vídeo com chips da NVIDIA. Além disto, em alguns casos é possível "transformar" um chip em outro mais rápido. Isto acontece porque em alguns chips mais simples são na verdade chips mais complexos com recursos extras desabilitados e rodando a um clock inferior. Com estes BIOS modificados você é capaz de ativar tais recursos desabilitados e, assim, "transformar" sua placa em outra mais possante.

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor-Chefe

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Mora atualmente nos Estados Unidos.

ARTIGOS RELACIONADOS
Glossário de Termos 3D
05/01/2005 às 9h35min por Gabriel Torres em Vídeo
ÚLTIMOS ARTIGOS
448.746 usuários cadastrados
1.741 usuários on-line