Imprimir artigo
Recuperando Dados Apagados
22/05/2002 às 0h00min por Gabriel Torres em Tutoriais
576.345 visualizações

Freqüentemente nossos leitores nos perguntam: "É possível recuperar um arquivo apagado por engano?" ou "É possível recuperar dados de um disco rígido formatado?" ou ainda "Como recuperar uma partição apagada indevidamente?".

Recuperar arquivos ou mesmo discos formatados ou com sua partição apagada através do comando Fdisk é totalmente possível. Em nossa tutorial do dia 13 de março (que pode ser lida em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/549 caso você a tenha perdido) explicamos em detalhes o porque isso é possível, mas não explicamos como a recuperação de dados apagados pode ser feita.

Quando apagamos um arquivo do disco, o sistema operacional não apaga fisicamente o arquivo do disco. Isto é, o sistema não "zera" os setores do disco que o arquivo ocupava. Em nome da velocidade, quando você apaga um arquivo, o sistema operacional simplesmente troca a primeira letra do nome do arquivo pelo símbolo de sublinhado. Quando visualizamos um diretório, o sistema ignora qualquer nome de arquivo que comece com sublinhado, não mostrando, portanto, os arquivos que foram "apagados". Além disso, o sistema marca os setores que o arquivo ocupava como livre na FAT, que é a tabela onde está listada a área que cada arquivo ocupa no disco. Assim, desde que nenhum outro arquivo tenha sido gravado na mesma área em que o arquivo apagado ocupava (o que faz com que os dados antigos sejam automaticamente apagados para que os novos dados sejam gravados), é possível recuperá-lo, simplesmente trocando o primeiro caractere do nome do arquivo de sublinhado para o seu caractere original, bem como re-marcar na FAT a área que o arquivo ocupa.

Há no mercado vários utilitários para a recuperação de arquivos apagados, sendo o mais famoso o Norton UnErase, parte integrante do Norton Utilities e do Norton System Works (www.symantec.com.br).

Da mesma forma que ocorre com arquivos, durante a formatação do disco rígido os setores do disco não são "zerados". Mesmo comandos como o Format c:/u somente verificam se não há erros na superfície do disco, "zerando" somente a FAT. Isto é, para ganhar tempo, todos os comandos de formatação de disco do sistema operacional em vez de preencherem com zeros todos os setores do disco rígido durante a formatação simplesmente apagam a tabela que informa o espaço ocupado pelos arquivos. Com isso, você pode recuperar todos os arquivos do disco rígido, mesmo tendo formatado o disco ou apagado a sua tabela de partição através do comando Fdisk. Desde que, é claro, a área ocupada pelo arquivo (ou arquivos) que você deseja recuperar já não tenham sido sobrepostas por novos arquivos.

Para esse tipo de recuperação de dados você precisará de programas mais avançados, sendo os dois mais conhecidos o Lost & Found da PowerQuest (www.powerquest.com.br) e o Easy Recovery, da OnTrack (www.ontrack.com). Para rodar esse tipo de programa você deverá instalar um outro disco rígido em sua máquina, que é onde os arquivos recuperados serão gravados. Por isso, esse disco rígido terá de ter um espaço disponível pouco maior do que o espaço ocupado pelos arquivos que você deseja recuperar (por exemplo, se há 500 MB de arquivos a serem recuperados, você deverá ter um pouco mais do que isso disponível no disco rígido extra que será usado na recuperação).

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor-Chefe

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Mora atualmente nos Estados Unidos.

ARTIGOS RELACIONADOS
Apague de Verdade Seus Arquivos
13/03/2002 às 1h00min por Gabriel Torres em Armazenamento
ÚLTIMOS ARTIGOS
452.212 usuários cadastrados
2.227 usuários on-line