Você já reparou que toda a vez em que você liga o micro aparece um logo verde e amarelo da EPA (Agência de Proteção Ambiental), como mostra a Figura 1? Você sabia que você pode alterar esse logo e colocar, no espaço onde ele aparece, o que você quiser? Essa dica é poderosíssima se você quiser personalizar o seu micro. Se você for um técnico ou trabalhar em uma loja, poderá usar a nossa dica para colocar o logo da sua empresa com o seu endereço e telefone, transformando esse recurso em uma poderosa ferramenta de marketing.
Figura 1: Logo da EPA.
Para a nossa dica funcionar, alguns pré-requisitos deverão ser obedecidos:
1. O BIOS do micro tem de ser da Award. Isso é fácil de descobrir: na mesma tela onde aparece o logo haverá escrito algo como "Award Modular BIOS v4.51PG".
2. Você deverá obrigatoriamente saber a marca e o modelo de sua placa-mãe. Isso é essencial, pois, como esse logo é gravado dentro do BIOS do micro, você precisará fazer um upgrade de BIOS. Para descobrir a marca e o modelo de sua placa-mãe use um dos programas Hwinfo, o Sandra ou o Everest disponíveis em nossa área de download.
3. A placa-mãe deverá aceitar upgrade de BIOS via software, isto é, o circuito de memória ROM deverá ser do tipo Flash-ROM.
4. Você precisará baixar, na página do fabricante da placa-mãe, os arquivos necessários para fazer o upgrade de BIOS de sua placa-mãe. São dois arquivos necessários: o programa para a gravação do BIOS (normalmente chamado Awdflash.exe) e o arquivo contendo os dados a serem gravados no BIOS (um arquivo .bin ou .rom). Por exemplo, o arquivo necessário para fazer o upgrade de BIOS da placa-mãe Soyo 5BT chama-se 5bt-1b7.bin. Leia nosso artigo Como fazer um upgrade de BIOS para mais detalhes sobre esse assunto. Aqui você pode encontrar uma lista completa com os nomes e os endereços na Internet dos principais fabricantes de placas-mães onde você poderá fazer o download dos arquivos necessários.