Imprimir artigo
Medindo o Desempenho do CD-ROM
09/04/2003 às 11h13min por Gabriel Torres em Tutoriais
48.937 visualizações

Saber o desempenho real de uma unidade de CD ou DVD não é tão simples quanto parece. Apesar de unidades ópticas normalmente virem com o seu desempenho estampado em seus painéis frontais, esse desempenho não é real.

O desempenho das unidades de CD é normalmente informado através de quantas vezes a unidade é mais rápida do que o CD player padrão. O CD Player padrão possui um taxa de transferência de 150 KB/s. Com isso, uma unidade 52x possui um desempenho máximo teórico de 52 x 150 KB/s = 7.800 KB/s.

No caso do DVD, a taxa de transferência padrão é de 1.350 KB/s. Assim, uma unidade DVD de 4x significa que a sua taxa de transferência é de 4 x 1.350 KB/s = 5.400 KB/s.

Note, portanto, que a medida de velocidade usada em unidades de leitura de CDs é diferente da medida de velocidade usada em unidades de leitura de DVDs. A velocidade 1x em um DVD equivale à velocidade 9x de um CD.

O problema é que tanto unidades de CD quanto unidades de DVD trabalham com velocidade angular constante (CAV, Constant Angular Velocity). Em português, isso significa que a velocidade informada pelo fabricante só é obtida quando a unidade está lendo os dados presentes na borda do disco. Quando está lendo os dados da parte mais interna do disco, a unidade normalmente atinge a metade de sua velocidade nominal. Isto é, quanto está lendo os setores mais internos, uma unidade 52x normalmente trabalha com uma taxa de 26x!

Ou seja, a velocidade máxima de uma unidade de CD, que é a forma que todos nós usamos para escolher qual unidade comprar, muitas vezes não é a mais correta, pois há diferença no desempenho entre unidades de mesma "velocidade" de fabricantes diferentes.

Para saber o verdadeiro desempenho de sua unidade de CD ou DVD, baixe o programa CD Speed ou DVD Speed, ambos disponíveis em http://www.cdspeed2000.com/go.php3?link=download.html. Para rodar o programa, você precisará de um CD-ROM "cheio", isto é, por volta de 650 MB de dados. O programa irá fazer a leitura de todos os setores do CD, montando um gráfico à medida em que isso é feito. Após concluir os testes, o programa informa qual é a verdadeira velocidade de sua unidade de CD-ROM, isto é, a sua velocidade média. Além da velocidade, o programa apresenta ainda outras informações bastante interessantes sobre a sua unidade óptica, como o tempo que ela demora para reconhecer um CD e o tempo que ela demora para abrir e fechar a bandeja. Ou seja, saber a velocidade média de uma unidade de CD é mais importante do que saber a sua velocidade máxima.

Medindo o Desempenho do CD-ROM
Figura 1: Programa CD Speed.

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor-Chefe

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Mora atualmente nos Estados Unidos.

ARTIGOS RELACIONADOS
Recuperando CDs Arranhados
25/12/2002 às 5h29min por Gabriel Torres em Armazenamento
Gravador CD-RW MSI MS-8348
31/10/2002 às 0h42min por Gabriel Torres em Armazenamento
ÚLTIMOS ARTIGOS
443.849 usuários cadastrados
767 usuários on-line
";