Imprimir artigo
Veja sua Casa na Internet
03/09/2003 às 0h53min por Gabriel Torres em Tutoriais
239.491 visualizações

Já pensou colocar câmeras em sua casa ou empresa e controlar essas câmeras pela Internet, mesmo que você esteja do outro lado do mundo? E colocar uma câmera ao vivo em seu site na Internet? Parece coisa de filme de ficção científica, mas é simples e relativamente barato fazer isso.

Para colocar uma câmera ao vivo na Internet, você precisará de um micro, pelo menos uma webcam, uma conexão de Internet banda larga com um endereço IP público e um software especial. Não é possível usar conexão discada para colocar a câmera ao vivo (até dá, mas você terá de ficar conectado direto; se você for viajar, por exemplo, torna-se inviável deixar o seu micro conectado direto na linha telefônica, por causa do altíssimo custo da conta telefônica depois). A questão de "endereço IP público" é a seguinte: o seu micro precisará ter um endereço IP que permita que qualquer outra máquina consiga acessá-la via Internet, justamente para você conseguir visualizar a câmera. A maioria dos serviços de Internet banda larga te dá um endereço IP público (endereço no formato 200.x.y.z). Entretanto, alguns serviços de banda larga – em especial os via rádio – não fornecem endereço IP público. Este tipo de endereço começa com 192.168 ou então 10.0. Se a sua conexão com a Internet tiver um endereço deste tipo, seu micro não pode ser acessado diretamente por outros micros da Internet, e, com isso, você precisará fazer algumas configurações adicionais no programa (configuração de proxy, e o seu provedor precisará ter um proxy configurado – a maioria tem).

Nós recomendamos que você use webcams USB, pois são de simples instalação. Em geral nosso micro tem várias portas USB sem estarem sendo usadas. Além disso, cada porta USB permite a conexão de até 127 periféricos e mesmo que todas as portas USB do seu micro estejam sendo usadas, basta comprar um hub USB para expandir a quantidade de portas USB do seu micro.

O software que recomendamos chama-se webcamXP e é um shareware válido por 21 dias que pode ser baixado em http://www.webcamxp.com. Este programa suporta até 5 câmeras, significando que você pode ter até 5 câmeras ao vivo na Internet ao mesmo tempo em seu micro. Após instalar este programa, basta você habilitar o seu micro como sendo um servidor de câmeras, bastando ir no menu web server e habilitar a opção enable http server.

Com o seu servidor habilitado, você poderá ver as câmeras da sua casa ou empresa a partir de qualquer computador do mundo abrindo a página http://a.b.c.d:8080, onde a.b.c.d é o endereço IP do seu micro. Por exemplo, se o endereço IP do seu micro é 200.168.43.142, você visualizará as câmeras no endereço http://200.168.43.142:8080/. Se você não sabe qual é o endereço IP da sua máquina não tem problema: no menu web server, opção HTTP settings o programa te dá essa informação.

Assim, em um cibercafé em outra cidade durante suas férias você pode rapidamente ver se os seus empregados estão trabalhando ou se está tudo bem em casa.

Para colocar a câmera em seu site na Internet, basta copiar o código que o programa te dá pronto no menu advanced, opção generate HTML for your site. Importante notar que o tráfego da câmera é redirecionado para o seu PC pessoal, isto é, os acessos serão feitos através do seu provedor de acesso e não através do seu servidor web. Isso significa que colocar uma câmera em seu site não irá aumentar o tráfego gerado por ele (como os servidores de hospedagem cobram por tráfego, essa informação é importantíssima).

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor Executivo

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Mora atualmente nos Estados Unidos.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
454.767 usuários cadastrados
2.174 usuários on-line