Imprimir artigo
Adaptando Joysticks de Video Games no PC
31/12/2003 às 1h55min por Gabriel Torres em Tutoriais
264.269 visualizações
Página 1 de 4

Joystick de Mega Drive

É possível adaptar um joystick originalmente desenvolvido para videogames para ser usado no PC. Para isto, é necessário fazer uma adaptação para instalá-lo na porta paralela de seu computador. Após ter feito esta adaptação, é preciso ainda instalar um driver para que o sistema operacional consiga entender que o dispositivo conectado na porta paralela é um joystick. Mostraremos o que deve ser feito para adaptar um joystick de Mega Drive no PC.

Você precisará comprar os seguintes componentes: 7 diodos 1N4148, 1 conector DB-25 macho (com caixa), 1 conector DB-9 macho (com caixa) e 2 metros de cabo de 10 fios. Além disto, você precisará ter um ferro de solda e saber soldar!

Com este material nós construiremos um cabo que, de um lado (conector de 25 Pinos) será instalado na porta paralela do PC e, do outro lado, é onde o joystick de Mega Drive será instalado.

Nós mostramos na figura o esquema elétrico de como deve ser feita a montagem deste cabo. Os diodos devem ser soldados diretamente no conector DB25.

Adaptando Joysticks de Video Games no PC

Figura 1: Esquema eletrônico do adaptador do joystick de Mega Drive para o PC.

O maior cuidado que você deve ter na hora de soldar os fios e os diodos é observar a pinagem dos conectores. Se você prestar atenção, no próprio conector existe, bem pequeno e ao lado de cada pino, o número de cada pino (1, 2, 3 etc). Visto de trás, isto é, no lado que leva a solda, a pinagem dos conectores é a mostrada nas figuras abaixo.

Adaptando Joysticks de Video Games no PC

Figura 2: Conector DB-25.

Adaptando Joysticks de Video Games no PC

Figura 3: Conector DB-9.

Após você montar o cabo, você terá de instalar um driver no seu PC. Se você usa o Windows 9x ou ME, você deverá baixar o DirectPad em http://www.emulatronia.com/parcial/dpadpr50.zip. Se você usa o Windows 2000 ou XP, baixe o NTpad em http://www.emulatronia.com/reportajes/directpad/ntpad.zip.

Para instalar o driver no Windows 9x ou ME, instale o joystick no PC, descompacte o DirectPad em um diretório do seu PC (ex: c:\joystick) vá ao Painel de Controle, dê um duplo clique no ícone Controladores de Jogos, clique na caixa Adicionar na janela que aparecerá e, em seguida, selecione Adicionar outro, clicando na caixa Com Disco e apontando para o diretório onde você descompactou o DirectPad. O Windows reconhecerá o controle, clique em Aceitar e, em seguida, Finalizar. Depois de instalar o driver, você precisará selecioná-lo, clicar em Propriedades e, em seguida, em Configuração você deverá selecionar o tipo de joystick instalado, que, em nosso caso, será o "Mega Drive".

Já no Windows 2000 ou XP, basta descompactar o arquivo e executar o arquivo install.exe. Selecione como joystick Genesis (que é o nome do Mega Drive em outros países).

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
448.712 usuários cadastrados
2.122 usuários on-line