Imprimir artigo
Controlando o PC Remotamente Com o VNC
26/08/1999 às 2h54min por Fernando Lozano em Artigos
379.068 visualizações
Página 1 de 7

Introdução

VNC significa Virtual Network Computing e é um programa que permite visualizar e interagir com o desktop de um computador em qualquer parte do mundo. Muito semelhante a programas já conhecidos como o Carbon Copy ou o PC Anywhere, entretanto com algunas vantagens importantes:.

  • O VNC é completamente gratuito!
  • Múltiplos usuários podem se conectar ao mesmo desktop, ideal para treinamento (você pode dar aos alunos acesso "read only" ao seu desktop).
  • Se a sua conexão cair, você não perde a sessão do VNC. Basta reconectar e as aplicações remotas estarão exatamente do mesmo jeito que estavam antes da conexão cair.
  • O visualizador do VNC é um programa de menos de 160Kb roda em Windows, OS/2, Linux, Unix, Amiga, Mac e até no Palm Pilot (embora eu acho que seja necessário muita rolagem para ver o desktop de um PC na tela do Pilot...). Não há necessidade de se instalar o visualizador, que pode ser executado diretamente de um diskete. Na verdade você não necessita de visualizador nenhum, qualquer browser com suporte a Java pode ser utilizado como visualizador.
  • O "servidor" do VNC hoje roda em Windows e em Unix (incluindo Linux) e está em desenvolvimento a versão Mac. O Windows pode controlar um desktop Linux e vice-versa, ou um Amiga pode controlar o seu Windows NT Server. O VNC é independente de plataforma.
  • O VNC utiliza TCP/IP, portanto você pode controlar outro computador via Internet.

Nem tudo são flores, entretanto. Se você está acostumado a utilizar programas de controle remoto para DOS e Windows, sentirá falta de alguns recursos no VNC:

 

  • O VNC não é capaz de discar ou de aceitar conexões via modem por si só. Ele funciona via TCP/IP exclusivamente.
  • O VNC não inclui recursos de impressão ou de cópia de arquivos do micro remoto para o micro local.

Entretanto, essas deficiências podem ser compensadas pelo próprio TCP/IP. Existem na internet dezenas de servidores e clientes TCP/IP que podem ser utilizados para a cópia de arquivos, ou se você estiver em Linux, OS/2 ou Windows o sistema pode ser configurado para compartilhar arquivos pela conexão TCP/IP sem necessidade de software extra. E os servidores PPP disponíveis no Windows NT, Windows 98 (para o Windows 95 é necessário o Plus!), OS/2 e Linux podem permitir a máquia atender chamadas telefônicas e ser controlada via modem.Por fim, a falta de impressão também pode ser contornada pelos recursos de rede nativos do Windows, OS/2 e Linux, ou configurando um servidor LPD (também existem disponíveis na Internet).

O VNC surgiu como um projeto de pesquisa da Olivetti Research Laboratories, hoje propriedade da AT&T, cujo objetivo era criar um "terminal gráfico" de rede extremamente leve. O endereço atual da home-page do VNC é http://www.cl.cam.ac.uk/research/dtg/attarchive/vnc/index.html e neste local você encontra todas as versões do VNC para diversas plataformas, além de documentação e informações sobre como contribuir para o projeto.

 

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
448.312 usuários cadastrados
2.119 usuários on-line