Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Comprar um Gravador de DVD


     220.103 visualizações    Armazenamento    0 comentários
Como Comprar um Gravador de DVD

Na hora de comprar um gravador de DVD, o maior cuidado que você terá de tomar é com a mídia que você usará. Além de decidir sobre qual padrão adotar (DVD+R, DVD-R, DVD+RW ou DVD-RW, dependendo do seu gravador), você terá ainda tomar inúmeros cuidados em relação à velocidade de gravação.

Quanto ao padrão, para a nossa sorte os gravadores chamados "±" (DVD±R e DVD±RW) estão cada vez mais populares, significando que cada vez mais gravadores de DVD aceitam os vários tipos de mídia disponíveis no mercado.

Já em relação à velocidade, a taxa de transferência básica do DVD é de 1,32 MB/s. Esta taxa é chamada "1x" e você deve tomar cuidado para não confundir com a medida de velocidade de CDs, onde "1x" equivale a 150 KB/s. Uma unidade de DVD "1x" equivale a uma unidade de CD de "9x".

No mercado existem atualmente gravadores que operam de 1x a 12x. A velocidade, no entanto, depende do tipo de disco usado. Esta é uma característica disponível também nos gravadores de CD: todo mundo que tem um sabe que os gravadores têm uma velocidade para a leitura do CD, uma velocidade para a gravação do CD-R e uma outra velocidade para a gravação do CD-RW.

Só que no caso dos gravadores de DVD a quantidade de velocidades diferentes pode ser enorme. Só para darmos um exemplo real, o gravador GSA-5120D da LG trabalha com as seguintes velocidades: 12x para DVD+R, 4x para DVD+RW, 2,4x para DVD+R de dupla camada (8,5 GB), 8x para DVD-R, 4x para DVD-RW, 5x para DVD-RAM, 40x para CD-R, 24x para CD-RW, 8x para DVD-ROM e 24x para CD-ROM. Como você pode ver, comparar modelos diferentes não é uma tarefa tão simples!

O problema vai um pouco mais longe pois há no mercado gravadores DVD±RW que usa uma velocidade para as mídias DVD+RW ou DVD+R e outra diferente para as mídias DVD-RW ou DVD-R. Repare que o modelo da LG que citamos usa uma velocidade para gravar DVD+R (12x) diferente da usada para a gravação de discos DVD-R (8x).

Se você está pensando em comprar a unidade mais rápida, cuidado! Atualmente no Brasil as mídias DVD mais populares são as 4x. As mídias 8x e 12x não são tão comuns. Com isso, não adianta nada comprar um gravador DVD 12x se você só encontrar no mercado mídias 4x. Você terá de gravar a 4x e não usará todo o potencial do seu equipamento.

Além disso, as mídias DVD±R a partir de 4x e DVD±RW a partir de 2x não conseguem ser reconhecidas em unidades mais antigas, abaixo destas velocidades. Ou seja, se o seu gravador DVD+R é um antigo 2x e ao inserir um disco DVD+R 4x ele não reconhecer a mídia, cuidado! Segundo os fabricantes de DVD, "forçar a barra" ou esquecer a mídia incompatível dentro da unidade pode danificar a mídia ou mesmo a unidade!

A solução para este problema é fazer um upgrade de firmware do gravador, disponível no site do fabricante. Fica aqui, portanto, a dica: se você tem um gravador DVD±R abaixo de 4x ou um DVD±RW 1x, efetue o upgrade do firmware do equipamento!


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...