Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quem São os Maiores Fabricantes de Placas?


     229.142 visualizações    Placas-mãe    4 comentários
Quem São os Maiores Fabricantes de Placas?

Saber quais são os maiores fabricantes de qualquer coisa não é uma tarefa fácil. No caso das peças de informática, é uma tarefa ainda mais complicada, ainda mais no Brasil onde, de acordo com o IDC, cerca de 70% do mercado é formado por PCs montados – montagem essa feita por milhares de empresas e profissionais do ramo, usando peças dos mais variados fabricantes. As peças usadas na montagem desses micros normalmente vêm do chamado mercado "cinza", onde as peças entram no país de forma ilegal ou com documentação de origem duvidosa. Por este motivo, não temos estatísticas oficiais nem confiáveis sobre as marcas e quantidade de placas vendidas no Brasil. É um cenário diferente da indústria de carros, onde é relativamente fácil coletar com todos os fabricantes os números de carros fabricados e importados, por exemplo.

Mas, por outro lado, temos estatísticas oficiais de quais são os maiores fabricantes de placas do mundo. Isto ocorre porque todos os grandes fabricantes são empresas de capital aberto e precisam prestar contas com os acionistas e com as bolsas de valores onde suas ações são negociadas.

O site DigiTimes (http://www.digitimes.com), além de ter informações financeiras detalhadas sobre todos os fabricantes de placas de Taiwan, também compila mensalmente estatísticas contendo a quantidade de placas vendidas pelos principais fabricantes.

De acordo com este site, os quatro maiores fabricantes de placas-mães do mundo por volume são a ASUS, a ECS, a Gigabyte e a MSI. Nós compilamos uma tabela contendo a quantidade de placas-mães que estes fabricantes produziram em 2003 e em 2004. Estes números incluem as marcas de segunda linha da ASUS e da ECS, a AsRock e a PCChips, respectivamente. Como você pode ver, a ASUS mantém uma liderança com folga em unidades produzidas. Não está claro para nós se os números da ASUS incluem ou não as placas-mães da Intel. Até o mês passado, as placas-mães da Intel eram fabricadas pela ASUS e, de acordo com a Intel, foram fabricadas 15 milhões de placas-mães Intel em 2003 e a meta para 2004 é a fabricação de 17 milhões de placas. A Intel rompeu com a ASUS e passará a fabricar suas placas em outra empresa, chamada Wistron. Como você pode ver na tabela há uma disputa apertada entre a Gigabyte e a MSI pela terceira colocação no ranking.

Quantidade de placas-mães fabricadas (em milhões)
Fabricante 2004* 2003
ASUS/AsRock 18,31 29,5
ECS/PCChips 8,06 18,36
Gigabyte 6,78 13,5
MSI 6,3 15

* De janeiro a junho de 2004

Mas se analisarmos o faturamento dos fabricantes de placas, os dados são bem diferentes, já que os fabricantes também produzem outros produtos tais como telefones celulares, placas de vídeo, etc e cuja receita entra no faturamento total. Por faturamento o maior fabricante de placas do mundo é a Foxconn – um nome desconhecido pela maioria dos usuários. Como um fabricante quase 4,5 vezes maior do que a ASUS passa despercebido? É que sua especialidade é a terceirização. A Foxconn é responsável pela fabricação de placas sob encomenda para vários outros fabricantes. Neste ano ela resolveu entrar no mercado com sua própria marca – inclusive no Brasil já podemos encontrar placas desta marca (veja em http://www.foxconnchannel.com).

Empresa Faturamento 1º Semestre 2004 (US$ Milhões) Faturamento 2003 (US$ Milhões)
Foxconn 2.333,42 9.718,32
ASUS/AsRock 546,97 2.207,35
MSI 507,20 1.894,19
ECS/PCChips 135,12 1.333,67
Mitac International Corporation (MIC) 330,14 1.173,70
Universal Scientific Industrial (USI) 292,98 1.032,48
Gigabyte Technology 276,18 1.007,95
VIA Technologies 130,75 600,73
Aopen 122,33 523,12
Kinpo Electronics 92,01 406,60
  • Curtir 1

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Administrador
8 horas atrás, Giovanne A. Ribeiro disse:

E quanto as placas de  vídeo Gabriel?

 

Este artigo é de 2005 e portanto totalmente desatualizado. Obrigado pela sugestão, vou ver se encontro dados e publico algum artigo mais atualizado sobre o assunto. Enquanto isso, dê uma olhada neste outro artigo (também desatualizado):

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...