Se você tem um micro com mais de 16 MB de RAM, poderá aumentar consideravelmente o seu desempenho fazendo apenas um pequeno ajuste: o do tamanho do cache de disco. 
O papel do cache de disco é copiar para a memória RAM os dados mais utilizados do disco rígido. Como a RAM é muito mais rápida do que o disco rígido, isto faz com que o desempenho do micro seja maior. É óbvio que não poderemos designar muita memória RAM para este processo, ou caso contrário não restará memória para que aplicativos sejam executados. No Windows 95 este ajuste é feito de forma automática - ao contrário do que ocorria no Windows 3.11, por exemplo.
Quando temos mais de 16 MB de RAM, podemos aumentar manualmente o tamanho do cache de disco utilizado pelo Windows 95, de uma maneira bem simples. Este ajuste é feito na guia "desempenho" presente nas propriedades do sistema. As propriedades do sistema podem ser acessadas de duas formas: ou clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone "Meu Computador", escolhendo a opção "Propriedades" do pequeno menu que irá aparecer, ou clicando no ícone "Sistema" presente no Painel de Controle.
Em seguida, você deverá escolher o botão "Sistema de Arquivos".
Na caixa de diálogo que aparecerá, você deverá alterar o campo "Função desta máquina", de "Computador Desktop" - que é o ajuste default - para "Servidor de Rede". Este ajuste fará com que o tamanho do cache de disco aumente, tornando o sistema mais rápido.

Entretanto, há um bug nas primeiras versões do Windows 95 que faz com que esta dica não funcione. Para corrigir este bug, utilize o Editor de Registro (C:WINDOWSREGEDIT.EXE) e, na chave HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWARE
MicrosoftWindowsCurrentVersion
FS TemplatesServer, você deverá alterar:
- NameCache: de "40 00 00 00" para "a9 0a 00 00"
- PathCache: de "a9 0a 00 00" para "40 00 00 00"
Para modificar os valores, basta selecioná-los e clicar com o botão direito do mouse, escolhendo a opção "Modificar". Este erro não ocorre no Windows 95 OSR2 e nem no Windows 98.
(Agradeço aos leitores Adriano Brigagão e Paulo Brichi pela dica)