Imprimir artigo
Como Fazer Um Upgrade de BIOS
31/07/2006 às 18h30min por Gabriel Torres em Tutoriais
1.195.698 visualizações
Página 4 de 7

Programa de Gravação do BIOS Embutido na Placa-Mãe (Cont.)

Siga os seguintes passos:

  • 1. Salve o arquivo do BIOS descompactado (normalmente um arquivo com extensão .bin ou .rom) em um disquete vazio.
  • 2. Reinicie seu computador e rode o programa de gravação do BIOS (veja na página anterior).
  • 3. Faça o backup do arquivo do BIOS atual usado pela sua placa-mãe em um disquete.
  • 4. Carregue o novo arquivo do BIOS que está no disquete.
  • 5. Atualize o BIOS da sua placa-mãe.
  • 6. Reinicie o computador.

Na Figura 9 você pode ver o menu principal do programa de gravação do BIOS embutido na placa-mãe mostrada nas Figuras 6 e 7 (Gigabyte GA-7VAXP Ultra). Esta placa-mãe (assim como todas as placas-mães topo de linha da Gigabyte) tem dois chips de BIOS, um recurso chamado “Dual BIOS”. Algumas placas-mães da Albatron também têm este recurso. Esse recurso permite que você recupere seu arquivo de BIOS caso tenha programado o BIOS da sua placa-mãe com um arquivo errado por engano. Se sua placa-mãe tiver este recurso, primeiro atualize apenas o chip do BIOS principal. Após ter atualizado o chip principal e ter certificado que o micro está funcionando bem, você precisará fazer um segundo upgrade, mas desta vez terá de atualizar o chip do BIOS de backup. Você pode simplesmente usar a função “Copy Main ROM Data to Backup” para fazer isto. Se a atualização do seu BIOS falhar (o que é muito improvável que aconteça desde que você faça o download dos arquivos corretos), seu micro será capaz de usar o BIOS de backup (que ainda tem uma cópia do BIOS antigo), permitindo que você entre no programa de gravação do BIOS e restaure o conteúdo do chip do BIOS principal.

Como Fazer Um Upgrade de BIOS
Figura 9: Programa de gravação do BIOS embutido na placa-mãe.

A primeira coisa a fazer é o backup do BIOS atual usado pela sua placa-mãe. Neste exemplo isto é feito selecionando “Save Main BIOS to Floppy”. Faça isto e nomeie o arquivo de backup do BIOS como “old_bios.bin”, por exemplo.

Agora carregue o arquivo do BIOS localizado no disquete. No nosso exemplo isto é feito usando a opção “Update Main BIOS From Floppy”, veja na Figura 10. Em nosso caso carregamos o arquivo 7VAXPU.F7.

Como Fazer Um Upgrade de BIOS
Figura 10: Carregando o arquivo do BIOS a partir do disquete.

Em seguida o programa de gravação pedirá para confirmar se queremos fazer um upgrade em nosso BIOS. Em alguns programas de gravação você pode precisar selecionar manualmente uma opção chamada “Upgrade BIOS” ou similar para programar o chip do seu BIOS. Selecione “Ok” ou “Yes” e espere até que seu BIOS seja atualizado (ver Figura 12).

Como Fazer Um Upgrade de BIOS
Figura 11: Tela de confirmação.

Como Fazer Um Upgrade de BIOS
Figura 12: BIOS sendo atualizado.

Após o término do procedimento, simplesmente reinicie o computador e o seu micro estará usando o BIOS que você acabou de atualizar.

ARTIGOS RELACIONADOS
Setup
29/03/2000 às 4h57min por Gabriel Torres em Placas-Mãe
ÚLTIMOS ARTIGOS
443.977 usuários cadastrados
327 usuários on-line
";