Imprimir artigo
Como Instalar um Segundo Monitor no Micro
19/12/2007 às 2h54min por Gabriel Torres em Tutoriais
124.557 visualizações
Página 2 de 5

Lidando Com Vídeo On-Board

Se o seu micro tem vídeo on-board, você precisa verificar cuidadosamente se ele tem uma segunda saída de vídeo. A maioria dos micros com vídeo integrado não suporta dois monitores de vídeo sem a instalação de uma placa de vídeo de “verdade”, mas se você for muito sortudo seu micro terá uma segunda saída de vídeo..

Na Figura 4 você pode ver o painel traseiro de uma placa-mãe típica com vídeo on-board. Como você pode ver, existe apenas um conector de vídeo (um conector VGA), que provavelmente já está sendo usado pelo seu monitor de vídeo atual. Se o seu micro é como esse então você não pode adicionar um segundo monitor de vídeo diretamente: você precisará comprar uma placa de vídeo avulsa. Nós falaremos mais sobre isso adiante.

dois monitores
Figura 4: Placa-mãe típica com vídeo on-board. Esta placa-mãe (uma ECS GeForce6100SM-M) tem apenas uma saída de vídeo.

Se o seu micro é igual a esse você precisará comprar uma placa de vídeo e instalá-la em seu micro. Com uma placa de vídeo de “verdade” instalada você poderá ter até três monitores conectados no micro (um no conector VGA da placa-mãe e dois na nova placa de vídeo que você irá instalar) – você precisa comprar uma placa de vídeo que tenha duas saídas de vídeo, é claro. Note que algumas placas-mães com vídeo on-board não têm um slot para a instalação de uma placa de vídeo avulsa. Nos computadores atuais este slot é chamado “slot PCI Express x16” e você deve verificar se o seu micro tem este tipo de slot olhando no manual da placa-mãe ou olhando diretamente na placa-mãe. Na Figura 5 nós mostramos a mesma placa-mãe da Figura 4 apontando a localização do slot PCI Express x16. Note que a cor do slot é irrelevante: você pode encontrá-lo na cor preta, azul, amarela, laranja, vermelha, etc.

dois monitores
Figura 5: O slot PCI Express x16.

Na Figura 6 você pode ver o painel traseiro de uma placa-mãe com vídeo on-board que tem duas saídas de vídeo. Com esta placa-mãe você pode instalar um segundo monitor de vídeo sem a necessidade de hardware extra. Como seu atual monitor de vídeo provavelmente estará conectado no conector VGA da placa-mãe, você terá o mesmo cenário mostrado na Figura 3, ou seja, tudo o que você precisa fazer é instalar seu novo monitor no conector DVI disponível.

dois monitores
Figura 6: Placa-mãe com vídeo on-board e duas saídas de vídeo (ASUS M2A-VM).

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
448.845 usuários cadastrados
469 usuários on-line