Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Montar uma Rede Sem Fio Usando um Roteador de Banda Larga


         1.663.261 visualizações    Redes    33 comentários
Como Montar uma Rede Sem Fio Usando um Roteador de Banda Larga

O Roteador de Banda Larga Sem Fio

Você pode ver um roteador de banda larga sem fio típico na Figura 1. Antes de comprar um, você precisa saber o básico sobre os padrões e taxas de transferências.


Figura 1: Um roteador de banda larga sem fio típico.

Placas de rede sem fio são compatíveis com pelo menos um protocolo IEEE 802.11. Existem vários protocolos e os mais comuns são o IEEE 802.11b, 802.11g, 802.11a e 802.11n. A partir de agora iremos nos referenciar a esses protocolos simplesmente como b, g, a e n, respectivamente. A principal diferença entre eles é a velocidade: o b pode transferir dados a até 11 Mbit/s, enquanto que o g e o a podem transferir dados a até 54 Mbit/s (a diferença entre o g e o a é a faixa de frequência em que eles operam). O padrão IEEE 802.11n permite diversas velocidades de 65 Mbit/s até 600 Mbit/s. As velocidades possíveis na prática dependem do número de antenas, da frequência de operação e da largura dos canais. As velocidades mais comuns para este padrão são 130 Mbit/s, 150 Mbit/s, 270 Mbit/s e 300 Mbit/s, e tanto o roteador quanto a placa de rede precisam ser compatíveis com a velocidade pretendida.

Alguns roteadores de banda larga sem fio são rotulados como tendo uma taxa de transferência de 108 Mbit/s, mas eles são na verdade dispositivos de 54 Mbit/s usando alguma técnica de compressão de dados e para que eles obtenham esta velocidade as placas de rede instaladas nos computadores devem ter a mesma tecnologia (108 Mbit/s) do roteador e devem ser do mesmo fabricante, caso contrário elas trabalharão como placas b, g ou a comuns.

Em teoria o melhor cenário é ter todos os seus computadores usando placas de 54 Mbit/s ou superiores. No entanto, você está limitado à velocidade da sua conexão com a Internet. Portanto se você não for usar sua rede para transferir arquivos entre os computadores, comprar placas de 54 Mbit/s não faz sentido simplesmente porque a velocidade da sua conexão com a Internet será muito menor. Por exemplo, se você tem uma conexão de 1 Mbit/s com a Internet, você terá uma rede capaz de transferir dados 54 vezes mais rapidamente do que sua conexão com a Internet. Uma rede de 11 Mbit/s funcionará bem para você (e ainda será 11 vezes mais rápida do que sua conexão com a Internet). Assim você economiza algum dinheiro comprando um roteador sem fio de banda larga e placas de rede sem fio de 11 Mbit/s – elas funcionarão bem para a maioria dos usuários.

Só para deixar mais claro, se você tem uma conexão de 1 Mbit/s ou 2 Mbit/s com a Internet, você continuará navegando a esta velocidade independentemente ser estiver usando placas de redes sem fio de 11 Mbit/s ou 54 Mbit/s. Se você for transferir arquivos entre computadores, no entanto, a velocidade que será usada é a taxa de transferência máxima da rede (11 Mbit/s, 54 Mbit/s ou maior usando o padrão n). Dessa forma, escolher entre um roteador de 11 Mbit/s, 54 Mbit/s ou n depende mais se você vai transferir arquivos entre computadores ou não, já que a velocidade da sua Internet será a mesma em todos os padrões.

Se você decidir comprar um roteador de 54 Mbit/s ou superior, certifique-se de comprar um compatível com o padrão 802.11b (assim seu roteador poderá transferir dados com placas mais lentas) e usando o mesmo padrão de 54 Mbit/s. Por exemplo, se você tem um notebook com rede sem fio integrada padrão 802.11g e comprar um roteador padrão 802.11a sem compatibilidade com o padrão 802.11g, eles provavelmente não conseguirão transferir dados entre si, já que são de padrões diferentes – claro que se ambos forem compatíveis com o padrão 802.11b eles podem trocar dados entre si com uma taxa de transferência menor (11 Mbit/s). Atualmente roteadores de banda larga sem fio e placas de rede sem fio são compatíveis com vários padrões ao mesmo tempo.

Agora você já tem uma ideia de qual roteador de banda larga sem fio deve comprar.

Os roteadores de banda larga sem fio têm integrado as seguintes funções básicas:

  • Roteador de banda larga: Compartilha automaticamente sua conexão com a Internet entre todos os computadores ligados a ele. Você também pode configurá-lo para limitar o acesso a Internet com base em vários critérios (por exemplo, hora do dia – você pode querer que seus funcionários acessem a Internet apenas durante o horário de almoço ou após o expediente, por exemplo). 
  • Firewall baseado em hardware: Evita vários tipos de ataques em seu computador e também evita que pastas e impressoras compartilhadas em sua rede sejam acessadas por outros computadores de fora da sua casa ou escritório. Dependendo do modelo do seu roteador de banda larga você pode ter mais configurações interessantes aqui, como bloquear usuários de acessar certos sites levando em consideração palavras-chave. Por exemplo, impedir que os seus funcionários acessem o Orkut durante o horário de trabalho.
  • Switch: Quase todos os roteadores – incluindo roteadores sem fio – também integram a funcionalidade de um switch (geralmente um switch de 4 portas), permitindo conectar os computadores da sua rede diretamente ao roteador. Dessa forma quando você tem um roteador de banda larga sem fio nem todos os computadores precisam ser conectados ao roteador sem usar cabos. Como as placas de rede sem fio custam mais e todos os computadores atualmente já vêm com uma placa de rede embutida na placa-mãe, você pode economizar algum dinheiro e conectar alguns de seus computadores (por exemplo, os mais próximos ao roteador) ao roteador usando cabos de rede. Você pode ainda expandir o número de portas instalando um switch externo ao roteador.
  • Ponto de acesso sem fio: Este é nome oficial para o recurso de rede sem fio. Claro que para usar esta função você precisará de computadores com placa de rede sem fio em sua rede, ou caso contrário você pode simplesmente comprar um roteador de banda larga padrão sem recurso de rede sem fio e economizar algum dinheiro. Segurança é um fator importante em redes sem fio e falaremos muito mais sobre isto ao longo deste tutorial. Apenas tenha em mente que roteadores sem fio de banda larga funcionam sem qualquer configuração extra – basta ligar e navegar – mas a criptografia é desabilitada por padrão e pessoas podem navegar na Internet de graça usando sua conexão ou roubar seus arquivos, caso o compartilhamento esteja habilitado em sua rede. Nós mostraremos como corrigir isto adiante.
  • Servidor DHCP: Este recurso centraliza todas as opções de configuração da rede no roteador e com isso você não precisará efetuar nenhum tipo de configuração nos computadores da sua rede (você deve configurar as configurações de rede dos PCs da sua rede em “configuração automática”). Este recurso permite a você conectar qualquer computador no roteador para ter acesso imediato à Internet e aos recursos compartilhados, como pastas e impressoras localizadas em sua rede, sem a necessidade de nenhum tipo de configuração adicional. Simplesmente conecte seu PC e saia usando a sua rede!
  • Servidor de Impressão: Alguns roteadores possuem uma porta paralela ou uma porta USB para você conectar sua impressora. Isto é realmente muito interessante, pois permite que qualquer computador da sua rede use a impressora sem qualquer configuração avançada. Se você precisa compartilha sua impressora entre todos os computadores e o seu roteador não possui esta opção, o computador onde sua impressora está instalada precisará estar ligado quando você quiser imprimir algo. Isto pode ser irritante, por exemplo, se a impressora estiver conectada a um computador de alguém que não está no escritório e que por sinal desligou o computador e colocou uma senha. Além disso, usar um roteador com opção de servidor de impressão pode economizar algum dinheiro em sua conta de luz, já que você não precisará de outro computador ligado para usar a impressora. Se você escolher comprar um roteador com este recurso, você precisará comprar um como o mesmo tipo de conexão da sua impressora: paralela ou USB. Outra opção para atingir o mesmo objetivo é comprar uma impressora com porta de rede. Algumas impressoras tem até mesmo placa de rede sem fio embutida.

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



Muito bom e bem feito o artigo.

Agora vocês do CH poderiam colocar os detalhes de como é feita a configuração da impressora no router atraves da porta USB ou LPT, esse tipo de coisa muitos não sabem e seria um bom topico.

Outro detalhe importante seria colocar o funcionamento do router em relação ao ambiente, dentro ou fora de casa ( barreiras tipo parede, janelas a distancia entre o Host e o AP ) e não esquecendo de descrever como as antenas de maior ganho (dbi) ajudam a minimizar certos transtornos.

abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito instrutivo. Quem não sabe montar uma rede sem fio, saberá depois de ler este tutorial.

Só faltou explicações de como conectar o roteador e a placa de rede sem fio a uma antena externa para rede sem fio, já que explicaram como fazer a conexão entre o roteador e a placa de rede com fio.

No caso de compartilhamento de conexão com vizinho, devemos usar uma antena externa e cabos próprios entre a antena e o roteador. Sem instruções de como fazer esta conexão fica difícil. Me parece que é necessário soldar um determinado plug no fio usado entre a antena e o roteador.

As instuções que estão faltando, além de deixar o tutorial mais instrutivo, ajudarão muito na constução desse tipo de rede para uso entre vizinhos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na página 8 tá faltando a palavra não para dar o sentido correto da frase.

"Não tenha medo, a criptografia está habilitada e outras pessoas fora da sua rede terão acesso aos seus dados, até mesmo seu vizinho xereta."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esse tutorial consegui montar uma rede sem fio em uma LAN-HOUSE... =D

Só que tenho uma dúvida se eu for usar na minha casa e quiser compartilhar com uma outra casa que fica a uns 250 a 300 metros, será que vai ter algum problema?? Quem puder responder eu agradeçoo. (minha casa fica em linha reta com essa casa, mas tem casas no caminhoo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Estou com dois computadores acessando a internet por um gateway da Sysdata. Para a configuração de segurança não usei WEP, usei WPA. O acesso à internet está ok. Porém, para a troca de arquivos estou tendo problemas.... Eu consigo "enxergar" o outro computador, as pastas compartilhadas e a impressora, mas quando tento imprimir ou copiar algum arquivo, a conexão cai :(... Alguém sabe o q poderia estar acontencendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Como Montar uma Rede Sem Fio Usando um Roteador de Banda Larga

Achei justamente o q estava procurando, o meu problema aqui é simplesmente culpa da companhia telefônica que disponibilisa o sinal ADSL somente p/ pessoas de sorte "como eu"...

não gostaria de ser anti-ético mas pergunto:

SERIA POSÍVEL ENTÃO FAZER A TRANSMISSÃO PARA RESIDÊNCIAS aqui PERTO, como a de meu irmão por ex, COMO POSSO SABER A DISTÂNCIA QUE SERÁ ALCANÇADA, e TODOS USARIAM O MEU PROVEDOR OU não...

OBS: ESTOU APRENDENDO COM O CLUBE.

Um grande abraço...Cris...................................:confused

:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro vou falar o que eu quero fazer depois exponho minha dúvida.

Quero fazer um rede sem fio, entre dois computadores, usando um roteador de banda larga sem fio.

Então eu compro o roteador e coloco placas de rede sem fio nos dois computadores. Ligo o cabo de rede do modem no roteador, configuro os computadores e pronto.

Mais minha dúvida é a seguinte:

O Roteador apenas não vai transmitir a internet para as placas de rede sem fio? Aonde então eu vou conectar a internet... ?

Eu não quero que nenhum computador fico dependente do outro, tipo compartilhar conexão. Eu quero que o modem já esteja conectado. Sendo assim, eu tenho que acessar as configurações do modem e colocar pra autenticar nele?

Até mais ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito instrutivo. Quem não sabe montar uma rede sem fio, saberá depois de ler este tutorial.

Só faltou explicações de como conectar o roteador e a placa de rede sem fio a uma antena externa para rede sem fio, já que explicaram como fazer a conexão entre o roteador e a placa de rede com fio.

No caso de compartilhamento de conexão com vizinho, devemos usar uma antena externa e cabos próprios entre a antena e o roteador. Sem instruções de como fazer esta conexão fica difícil. Me parece que é necessário soldar um determinado plug no fio usado entre a antena e o roteador.

As instuções que estão faltando, além de deixar o tutorial mais instrutivo, ajudarão muito na constução desse tipo de rede para uso entre vizinhos.

Assim como foi citado acima, o meu caso é parecido, minha conexão banda larga é através de uma antena externa conectada diratemente na placa, no plug da anteninha.

Como farei para conectar esta antena diretamente ao roteador, sem que minha conexão fique dependente de um dos computadores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Ontem a noite montei minha rede híbrida (wireless e por cabo) consegui fazer a rede funcionar, mas a internet não está funcionando como descrito. Consegui fazer funcionar colocando o cabo do modem numa porta do roteador (não WAN), mas pra conectar tenho que discar pelo discador, o roteador não faz o seu papel. Meu roteador é o Linksys WRT54GC. Estava pensando, pois li no tutorial "Como montar uma pequena rede usando um roteador de banda larga", se poderia utilizar a clonagem de endereço MAC, para burlar a travada do provedor de acesso.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom tutorial para iniciantes em wireless como eu, entretanto não achei o que estou procurando. Alias um probleminha que esta me tirando o sono.

Não consigo configurar o protocolo de segurança WAP para o D-Link DI-524. A rede só funciona com WEP. Uma unica vez consegui fazer funcionar com WAP e mesmo assim só um computador logava na rede, o primeiro a ser ligado; os outros ficam tentando e não conectam de jeito nenhum. Revisei tudo : protocolos, senhas, mas que nada.

A estrutura fisica da rede é a seguinte :

Roteador wireless DLink DI-524

Modem ADSL DLink DSL500G

2 PCs com placa de rede encore 802.11g

1 Notebook com cartão pcmci encore 820.11g

Se alguem tiver uma luz.....acende ai "plis". :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha gente, se tiver alguém que possa me ajudar eu agradeço. Tenho um pc ligado à um router da netgear wgr614, e um notebook. Consigo executar a conexão com a internet sem fio, tranquilamente, mas não consigo estabelecer uma rede sem fio. Já li o tutorial inteiro várias vezes, mas não consegui resolver o problema. Queria compartilhar arquivos e a impressora que está instalada somente no desk. Se possível alguém poderia me indicar o caminho das pedras? Valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aamigos interneteiros, alguem ja tentou, ou faz alguma ideia se isso ai roda no Winsows 98?

porque se num rodar, ja vou colocar logo o Xp, porque eu comprei o 360, e enxe o saco pra colocar ele na live com fios. ¬¬'

Nada como uma boa internet sem fio pra facilitar a vida da gente =)

Mas se não funcionar, recorrerei ao santo e problematico win xp ¬¬

Mas please, ajudem-me =D

Tenho q montar isso o mais cedo possivel ^_^

Thank you homies =D

:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom essa materia, porque não dizer um cursinho. Quem instalou a minha rede não fui, eu mas lendo essa bela matéria eu teria consegido sem problema. Mas o cara deixou sem segurança, e lendo a materia eu mesmo consegui habilitar a segurança na minha rede. Parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem sou novato no fórum, mas vou chegar lá!

Tenho uma rede sem fio em minha casa, porém não foi configurada por mim e sim por um técnico e não me lembro da senha de acesso. Gostaria de saber se posso recriá-la?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, tenho uma duvida.

este roteador que foi usado pro tutorial,

eu vou comprar ele.Pra usar a rede com fio

eu preciso comprar um modem roteador tambem?

ou com este roteador wireless eu posso usar

os dois tipos de redes? sem fio e com fio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Boa noite, tenho uma duvida.

este roteador que foi usado pro tutorial,

eu vou comprar ele.Pra usar a rede com fio

eu preciso comprar um modem roteador também?

ou com este roteador wireless eu posso usar

os dois tipos de redes? sem fio e com fio?

Não, ele funciona com fio também, pode reparar que tem 4 portas além da de entrada atrás dele ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, ele funciona com fio também, pode reparar que tem 4 portas além da de entrada atrás dele ;)

Opa, ahh isso eu sei, que posso colocar até 4 pc's na rede com fio.

a minha duvida seria se eu posso ligar este roteador wirelles direto

no pc que ficara instala a adsl, ou preciso ligar um outro modem adsl

junto? entende???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Opa, ahh isso eu sei, que posso colocar até 4 pc's na rede com fio.

a minha duvida seria se eu posso ligar este roteador wirelles direto

no pc que ficara instala a adsl, ou preciso ligar um outro modem adsl

junto? entende???

Não sei, vamos ver se entendi.

Você precisa ligar o roteador no modem, independente de ser rede cabeada ou sem fio, e depois conectar os PCs nele, sem intermediários (a não ser que seja uma ede enorme).

É isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...)a minha duvida seria se eu posso ligar este roteador wirelles direto no pc que ficara instala a adsl, ou preciso ligar um outro modem adsl

junto? entende???

Como o XITA falou, você liga o roteador no modem que você tem instalado no pc que está a adsl, e dele distribui a rede cabeada e hi-fi. A única observação é que o modem adsl terá que estar como modo bridge e quem irá fazer o roteamento é o router.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, estou tendo problemas para configurar minha rede sem fio em casa. Comprei um roteador WBR-2310 e um adaptador para rede sem fio USB WUA-2340, ambos da D-Link, e fiz a rede em um PC com Windows XP SP3. No meu outro PC, com Vista SP2, instalei corretamente o adaptador. Ambos usam a banda "G".

Quando clico em escanear as redes no PC com o adaptador, acho a de casa corretamente, clico nela, insiro a chave só que não conecta de modo algum! :mad:

O outro PC, que está ligado por meio de cabo de rede comum, funciona normalmente.

O que será que fiz de errado? :confused:

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa mas para mim não ficou claro, esse tutorial é para um modem roteador ou um modem + roteador?

Eu tenho um roteador d-link 500b e quero montar ama rede sem fio, compro só o roteador wireless ou o modem roteador (que é bem mais caro).

Isso que eu quero fazer modem + roteador (separados) a o micro precisará estar ligado o tempo todo?

valeu

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites




Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...