Imprimir artigo
Como Montar uma Rede Sem Fio Usando um Roteador de Banda Larga
01/09/2009 às 20h00min por Gabriel Torres em Tutoriais
1.224.470 visualizações
Página 4 de 7

Instalação

Na Figura 5 você pode ver todos os conectores encontrados em um roteador de banda larga sem fio..


Figura 5: Roteador de banda larga sem fio.

A instalação física é muito simples: conecte a fonte de alimentação no roteador, conecte o cabo que vem do modem de banda larga na porta “WAN” do roteador, conecte a fonte de alimentação do roteador na tomada e pronto. Se você quer usar apenas conexão sem fio isto é tudo o que precisa fazer.

Mas preste atenção. Um dos principais problemas na configuração de uma rede sem fio é que geralmente o roteador trabalhará perfeitamente sem qualquer configuração extra, o que significa que qualquer computador com rede sem fio poderá usar o seu sinal – incluindo seus vizinhos. Com isso pessoas poderão não só roubar a sua conexão com a Internet, mas também roubar seus arquivos caso você esteja compartilhando pastas em sua rede. Para resolver este problema você precisa habilitar a criptografia WPA-2 (os padrões WEP e WPA são falhos e não devem ser usados). Nós cobrimos todos os passos necessários para tornar a sua rede sem fio segura no nosso tutorial Segurança Básica em Redes Sem Fio.

Se você for conectar os computadores ao roteador usando cabos de rede continue lendo esta página. Caso contrário, você pode ir para a próxima página. Nós recomendamos que você conecte pelo menos um computador com cabo de rede ao roteador de banda larga sem fio de modo a fazer a sua configuração inicial.

Para conectar micros ao roteador usando cabos de rede você precisará simplesmente de um cabo de rede pino-a-pino para cada computador que você deseja conectar na rede (este cabo pode ser comprado já pronto e é chamado UTP, Unshielded Twisted Pair, isto é, par trançado sem blindagem; você deve comprar um cabo Cat 5, que geralmente é azul, cinza ou vermelho).


Figura 6: Cabo de rede típico.

No roteador, cada cabo será instalado em qualquer porta de rede disponível (veja na Figura 5). Como mencionamos anteriormente, normalmente os roteadores de banda larga vêm com quatro portas de rede. Se você precisar de mais do que isto pode simplesmente comprar um switch extra e conectar este dispositivo a qualquer uma das portas LAN do roteador de modo a expandir o número de portas de rede disponíveis.

As outras pontas dos cabos serão conectadas em cada computador que você queira ligar ao roteador. Atualmente todos os computadores têm pelo menos uma porta de rede de 100 Mbps (isto é, placa de rede on-board), se você está usando um computador antigo que não tenha este recurso poderá comprar e instalar uma placa de rede nele. Nas Figuras 7 e 8 você vê uma porta de rede em um computador e em um notebook. Claro que você provavelmente vai querer conectar todos os notebooks em sua rede sem o uso de cabos, apesar de ser possível conectá-los usando cabos de rede normais também.


Figura 7: Exemplo de uma porta de rede em um PC.


Figura 8: Exemplo de uma porta de rede em um notebook.

Você não precisa se preocupar em instalar o cabo de rede no conector errado: o plugue de rede (que é chamado RJ-45) só se encaixa na placa de rede.

Agora vamos ver como configurar os computadores para terem acesso à rede.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
433.255 usuários cadastrados
1.963 usuários on-line