Imprimir artigo
Conectores de Vídeo
11/04/2012 às 17h34min por Gabriel Torres em Tutoriais
460.517 visualizações
Página 3 de 10

Vídeo Composto (RCA)

Vídeo composto é um dos tipos mais populares de conexão de vídeo e utiliza um conector RCA (projetores de vídeo antigos podem usar conectores do tipo BNC para esta conexão), e é usado pelos populares conectores “video in” e “video out”, encontrados em videocassetes, aparelhos de TV, aparelhos de DVD/Blu-Ray, consoles de videogames dos anos 90 em diante e projetores de vídeo. Nos computadores, placas de captura de vídeo e algumas placas de vídeo antigas têm esta saída..

Esta é a melhor opção para conectar seu videocassete à sua TV, assumindo que eles não possuem conector S-Video (os aparelhos de TVs mais novos possuem este tipo de conector, mas videocassetes costumam não ter saída S-Video). Para outros dispositivos, como aparelhos de DVD/Blu-Ray, consoles de videogames atuais, projetores de vídeo e até mesmo computadores, você não deve usar esta conexão, já que outros tipos de conexão de vídeo oferecem melhor qualidade de imagem, e esses dispositivos suportam pelo menos S-Video.

Na Figura 7 você pode ver a entrada de vídeo composto em um aparelho de TV e, na Figura 8, a saída de vídeo composto em um videocassete. Geralmente o conector RCA fêmea usado por vídeo composto é amarelo para diferenciar-se de outros conectores RCA, especialmente os usados por áudio, onde um conector vermelho indica o canal direito e um conector branco ou preto indica o canal esquerdo. Preste atenção na TV da Figura 7; ela tem entrada S-video, nosso próximo assunto.

Como o videocassete permite a gravação de vídeos, ele possui dois conectores de vídeo composto, sendo uma entrada e uma saída. Você deve conectar a saída do videocassete na entrada do aparelho de TV. O conector de entrada do videocassete deve ser usado caso você queira gravar algo de uma outra fonte de vídeo, como um outro videocassete (para fazer cópias de fitas) ou até mesmo um micro com saída de vídeo composto.


Figura 7: Vídeo composto em um aparelho de TV


Figura 8: Vídeo composto em um videocassete

Na Figura 9 você pode ver as saídas de um típico aparelho de DVD. Apesar de ele ter uma saída de vídeo composto, ela não deve ser usada para conectar o aparelho de DVD à TV ou projetor de vídeo, já que normalmente o DVD possui conexões melhores, como S-Video ou vídeo componente. Nós vemos apenas dois usos para a saída de vídeo composto de um aparelho de DVD ou Blu-Ray: se o seu aparelho de TV é muito antigo ou se você quer gravar em fitas VHS o conteúdo de um DVD.


Figura 9: Saídas encontradas em um aparelho de DVD típico

Algumas placas de vídeo antigas possuem um conector RCA, oferecendo, assim, saída vídeo composto. Esta saída pode ser usada para conectar seu micro em uma TV (para você pode usar sua TV como monitor de vídeo) ou em um videocassete, para gravar imagens de vídeo em fitas VHS. A qualidade de um aparelho de TV analógico, no entanto, é muito inferior à de qualquer monitor de vídeo. Existem duas razões para isso. Primeiro, aparelhos de TV analógicos trabalham com resolução de 640x480, menor do que a resolução mais comum utilizada atualmente. Segunda, aparelhos de TV analógicos trabalham com varredura entrelaçada, enquanto que os monitores de vídeo trabalham com varredura não-entrelaçada (também conhecida com varredura progressiva), que oferece melhor qualidade de vídeo.

Você também pode conectar sua placa de vídeo em seu aparelho de TV usando a conexão S-Video, desde que ambos possuam este conector. A saída S-Video de uma placa de vídeo pode ser transformada em vídeo composto através do uso de um adaptador, como explicaremos na próxima página.

Mas se você tiver uma TV digital (“HDTV”), a situação é diferente porque ela oferece resolução maior do que a de aparelhos de TVs analógicos e pode usar varredura progressiva. Se você tiver este tipo de aparelho de TV, você deve usar um tipo de conexão melhor para ligar o seu micro, de modo a obter a melhor qualidade de imagem possível.


Figura 10: Uma placa de vídeo com saída de vídeo composto

Você também encontrará vídeo composto em placas de captura de vídeo, permitindo a você conectar seu videocassete ao micro para transformar suas fitas VHS em vídeos de computador.

Na Figura 11 você pode ver o famoso conector macho RCA usado pela conexão de vídeo composto. O cabo apresentado possui mais dois conectores utilizados para transportar áudio analógico (um cabo com um plugue branco para o canal esquerdo e um cabo com um plugue vermelho para o canal direito). O cabo de vídeo composto usa o plugue amarelo.


Figura 11: Cabo de vídeo composto

Como os conectores RCA são usados para diferentes propósitos (dê uma olhada na Figura 9), na maioria das vezes eles são coloridos. Para ajudá-lo, aqui está uma lista das cores mais usadas por conectores e cabos RCA:

  • Amarelo: Vídeo Composto
  • Vermelho: Canal Direito (áudio)
  • Branco ou Preto: Canal Esquerdo (áudio)
  • Lilás: Subwoofer (áudio)
  • Laranja: Áudio Digital (SPDIF)
  • Verde: Vídeo Componente
  • Azul: Vídeo Componente
  • Vermelho: Vídeo Componente
ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
443.709 usuários cadastrados
1.617 usuários on-line
";