Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entendendo Todas as Configurações de Tensão da Placa-mãe


         172.832 visualizações    Placas-mãe    12 comentários
Entendendo Todas as Configurações de Tensão da Placa-mãe

Processadores AMD

Os processadores da AMD fazem uso das seguintes tensões (os nomes abaixo são “oficiais” definidos pela AMD):

  • VDD: Esta é a tensão principal do processador, que também pode ser chamada extra-oficialmente de Vcore. Normalmente quando dizemos “tensão do processador” estamos nos referindo à tensão VDD. A opção que muda esta tensão estará listada no menu de configuração da placa-mãe como “CPU Vcore”, “CPU Offset Voltage”, “CPU Voltage at Next Boot”, “CPU Vcore 7-Shift”, “Processor Voltage” ou “APU-Core Over Voltage”.
  • VDDNB: Esta é a tensão usada pelo controlador de memória integrado no processador, pelo controlador HyperTransport do processador e pelo cache de memória L3 do processador (se disponível). Esses componentes são coletivamente chamados “NB” ou “North Bridge” ou “Ponte Norte” pela AMD. O problema é que um dos circuitos integrados do chipset da placa-mãe também pode ser chamado “NB” ou “North Bridge” ou “Ponte Norte”, e a maioria dos usuários se perde ao tentar descobrir o que realmente deve ser configurado quando a opção “NB” está disponível. Por isso teremos de explicar esse assunto em mais detalhes abaixo. Nos processadores AMD até o soquete AM2 as tensões VDD e VDDNB são as mesmas. A partir dos processadores soquete AM2+ a AMD começou a usar tensões separadas para o processador e para o controlador de memória (a AMD chama isto de “split plane” ou “Dual Dynamic Power Management”).
  • VDDA: Esta é a tensão usada pelo circuito multiplicador de clock do processador, também chamado PLL (Phase-Locked Loop). Esta tensão pode ser alterada através das opções “CPU VDDA Voltage” ou “CPU PLL Voltage”, e normalmente apenas placas-mães topo de linha possuem esta opção.
  • VDDP: Nas “APUs” da AMD (processadores com controlador de vídeo integrado), a placa-mãe pode ter uma opção para você configurar a tensão do controlador de vídeo, chamada “VDDP Voltage”, “IGD Voltage” ou “IGP Voltage”.
  • VDDIO: Esta é a tensão usada pelos sinais do barramento da memória. O JEDEC (organização que padroniza as memórias) chama esta tensão de SSTL (Stub Series Termination Logic). Esta é a famosa configuração da “tensão da memória” que pode ser encontrada com diferentes nomes tais como “DIMM Voltage”, “DRAM Voltage”, “Memory Over-Voltage”, “VDIMM Select”, “Memory Voltage”, “DDR PHY”, etc. O valor padrão desta opção é 1,8 V para memórias DDR2 (SSTL_1.8) ou 1,5 V para memórias DDR3 (SSTL_1.5).
  • VTT: Tensão usada para alimentar os terminadores resistivos dentro dos chips de memória. Por padrão ela é configurada como metade da tensão VDDIO. Preste atenção pois os processadores da Intel têm uma tensão chamada VTT que tem significado e utilização diferentes.
  • MEMVREF: Esta é a tensão de referência da memória, que “configura” tanto o processador quanto o módulo de memória com o nível de tensão que separa o que é considerado “0” do que é considerado “1”, ou seja, tensões encontradas no barramento da memória abaixo da MEMVREF são consideradas “0” e tensões acima deste nível são consideradas “1”. Por padrão este nível de tensão é metade (também chamada 0.500x) da tensão VDDIO, mas algumas placas-mães permitem que você mude este valor, normalmente através de duas opções, “DRAM Ctrl Ref Voltage” (para as linhas de controle do barramento da memória; o nome oficial do JEDEC para esta tensão é VREFCA) e “DRAM Ctrl Data Ref Voltage” (para as linhas de dados do barramento da memória; o nome oficial do JEDEC para esta tensão é VREFDQ). Essas opções são configuradas como um multiplicador, por exemplo “0.395x” significa que a tensão de referência será 0,395 multiplicado pelo valor da tensão VDDIO.
  • VLDT: Tensão usada pelos barramentos HyperTransport do processador. Esta tensão é referenciada como “HT Voltage”, “HT Over-Voltage”, “NB/HT Voltage” e nomes similares. O valor padrão desta opção é 1,2 V.
  • Tensão do controlador PCI Express: Nas “APUs” da AMD (processadores com controlador de vídeo integrado), o processador tem um controlador PCI Express, que é usado para conectar o processador à uma placa de vídeo externa. Algumas placas-mãe tem uma opção para você configurar a tensão das pistas PCI Express controladas pelo processador, através de uma opção chamada “APU PCI-E Over Voltage” ou similar. Lembre-se que o chipset também controla mais pistas PCI Express, e a placa-mãe pode ter um ajuste de tensão separado para essas pistas.

O desafio em placas-mães para processadores AMD é descobrir o que “NB” significa dentro das opções de configuração de tensão. Como explicamos, “NB” pode significar a ponte norte (controlador de memória, controlador HyperTransport e cache L3, se presente) dentro do processador ou o circuito integrado ponte norte do chipset. Existem alguns macetes para descobrir isto.

Se “NB” estiver escrito junto com “CPU”, “APU” ou “Processor”, então a opção é para configurar a tensão VDDNB do processador. Por exemplo: “CPU/NB Voltage”, “CPU NB Over Voltage”, “CPU/NB Offset Voltage”, “Processor-NB Voltage” e “APU-NB Over Voltage”.

Se há apenas uma opção de tensão usando o nome “NB”, então ela é provavelmente para configurar a tensão VDDNB.

Se existem mais opções de tensão usando o termo “NB” e a placa-mãe tem ainda uma opção chamada “CPU/NB Voltage”, essas outras opções são para o chipset, e não para o processador. Para um exemplo real considere uma placa-mãe que tem essas três opções: “CPU/NB Voltage”, “NB Voltage” e “NB 1.8 V Voltage”. A primeira opção refere-se a linha VDDNB do processador (controlador de memória, interface HyperTransport e cache L3), enquanto que as outras duas referem-se ao chipset da placa-mãe.

As tensões padrões variam dependendo do processador. Uma das primeiras coisas que você deve fazer antes de tentar mudar as opções de tensão é descobrir quais são os valores padrões para o seu processador. Isto pode ser encontrado em um documento da AMD chamado “Power and Thermal Data Sheet”, que tem uma versão para cada família de processador.

  • Curtir 2

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Até que enfim alguma explicação sobre essas tensões malucas, até agora não tive coragem de alterar nenhuma delas além da Vcore, mas quem sabe agora me aventuro, o problema é saber o quanto podemos mexer e se realmente produzirão resultados melhores.

Utilizo o AMD overdrive que tem um visual bem legal no modo avançado sobre a regulagem das tensões e etc, poderiam usar ele para ilustrações do tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

perfeito, eu ainda tinha algumas duvidas, mas depois dessa eu to bem mais por dentro do assunto. PS: quando se muda a tensão "VID", pelo menos na minha antiga msi a vltagem do processador também mudava. O que seria a tensão "Vid"? De acordo com meus testes ela ajudava a subir o controlador de mem. do processador, mas n tenho certeza: ALGUÉM SABE?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástico o artigo. Ainda no início desta semana estava procurando exatamente as explicações postadas quando me deparei com um post antigo do PistolaoBR tentando saber as mesmas coisas e postando o que ele descobriu depois de muito esforço.

Foi muito útil mesmo, obrigado Gabriel e Cássio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pelo artigo!

Sai de uma placa mãe simples (asus a7v8x-mx) que não tinha nenhuma opção de overclock e fui pra uma asus P7P55D PRO que tem essas milhoes de configurações de voltagens.

Aindan não tive tempo de brincar com essas opções, mas assim que conseguir um tempinho e dinheiro pra um cooler melhor vou afinar o desempenho do core i7 860 hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante o assunto, principalmente no que diz respeito as diferenças de nomes e ajustes para componentes de marcas diferentes, e inclusive para diferentes componentes da mesma marca.

Muitos "técnicos", por terem conhecimento sobre alguns componentes, acabam por achar que sabem tudo. EM TI o que voce sabe hoje vale até a hora do almoço, a tarde já mudou e se tornou obsoleto, pois a tecnologia é muito rápida.

Deixo aqui uma contribuição, um video onde apresenta vários erros de ajustes de tensão, mas mostra como corrigir os problemas de tensão na BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia

Muito interessante esse artigo, mais é complicado ainda saber o que deve aumentar porque as vezes você pode esta aumentando uma coisa mais na verdade é outra componente que esta precisando de mais vontagem para estabilizar o over.

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...