Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entendendo Todas as Configurações de Tensão da Placa-mãe


         172.850 visualizações    Placas-mãe    12 comentários
Entendendo Todas as Configurações de Tensão da Placa-mãe

Processadores Intel – Opções da Memória

Enquanto todos os processadores da AMD têm um controlador de memória integrado, o mesmo não é válido para todos os processadores da Intel, onde apenas os novos modelos (Core i3, Core i5 e Core i7) possuem este recurso. Portanto as tensões presentes no barramento de memória podem ser produzidas tanto pelo processador quanto pelo chip ponte norte do chipset (MCH, Memory Controller Hub ou Hub Controlador de Memória), dependendo da plataforma que você tiver. É por isso que estamos postando as tensões relativas à memória em uma página separada.

O barramento de memória requer três tensões diferentes:

  • VDDQ: Esta é a tensão usada pelos sinais do barramento da memória. O JEDEC (organização que padroniza as memórias) chama esta tensão de SSTL (Stub Series Termination Logic). Esta é a famosa configuração da “tensão da memória” que pode ser encontrada com diferentes nomes tais como “DIMM Voltage”, “DRAM Voltage”, “Memory Over-Voltage”, “VDIMM Select”, “Memory Voltage”, etc. O valor padrão desta opção é 1,8 V para memórias DDR2 (SSTL_1.8) ou 1,5 V para memórias DDR3 (SSTL_1.5).
  • Tensão da terminação: Tensão usada para alimentar a terminação resistiva presente dentro dos chips de memória. Por padrão ela é metade da tensão VDDQ/SSTL (“tensão da memória”). Esta opção, se disponível, será listada como “Termination Voltage” ou “DRAM Termination”. Preste atenção, pois esta tensão nos processadores da AMD é chamada VTT, mas nos processadores da Intel VTT é a tensão secundária (veja na página anterior).
  • Tensão de referência: A tensão de referência da memória “configura” tanto o controlador de memória quanto o módulo de memória com o nível de tensão que é considerado “0” ou “1”, ou seja, tensões encontradas no barramento da memória abaixo da tensão de referência são consideradas “0” e tensões acima deste nível são consideradas “1”. Por padrão este nível de tensão é metade da tensão SSTL (ou seja, 0.500x), mas algumas placas-mães permitem que você mude este valor, normalmente através de opções como “DDR_VREF_CA_A”, “DRAM Ctrl Ref Voltage” ou similares. “CA”, “Ctrl” e “Address” referem-se as linhas de controle do barramento de memória (o nome oficial do JEDEC para esta tensão é VREFDQ). Essas opções são configuradas como um multiplicador, por exemplo “0.395x” significa que a tensão de referência será 0,395 multiplicado pelo valor da tensão SSTL. Normalmente placas-mães para processadores Intel permitem que você controle essas tensões para cada canal de memória. Portanto “DDR_VREF_CA_A” significa a tensão de referência do canal A, enquanto “DDR_VREF_CA_B” configura a tensão de referência do canal B.
  • Curtir 2

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Até que enfim alguma explicação sobre essas tensões malucas, até agora não tive coragem de alterar nenhuma delas além da Vcore, mas quem sabe agora me aventuro, o problema é saber o quanto podemos mexer e se realmente produzirão resultados melhores.

Utilizo o AMD overdrive que tem um visual bem legal no modo avançado sobre a regulagem das tensões e etc, poderiam usar ele para ilustrações do tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

perfeito, eu ainda tinha algumas duvidas, mas depois dessa eu to bem mais por dentro do assunto. PS: quando se muda a tensão "VID", pelo menos na minha antiga msi a vltagem do processador também mudava. O que seria a tensão "Vid"? De acordo com meus testes ela ajudava a subir o controlador de mem. do processador, mas n tenho certeza: ALGUÉM SABE?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástico o artigo. Ainda no início desta semana estava procurando exatamente as explicações postadas quando me deparei com um post antigo do PistolaoBR tentando saber as mesmas coisas e postando o que ele descobriu depois de muito esforço.

Foi muito útil mesmo, obrigado Gabriel e Cássio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pelo artigo!

Sai de uma placa mãe simples (asus a7v8x-mx) que não tinha nenhuma opção de overclock e fui pra uma asus P7P55D PRO que tem essas milhoes de configurações de voltagens.

Aindan não tive tempo de brincar com essas opções, mas assim que conseguir um tempinho e dinheiro pra um cooler melhor vou afinar o desempenho do core i7 860 hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante o assunto, principalmente no que diz respeito as diferenças de nomes e ajustes para componentes de marcas diferentes, e inclusive para diferentes componentes da mesma marca.

Muitos "técnicos", por terem conhecimento sobre alguns componentes, acabam por achar que sabem tudo. EM TI o que voce sabe hoje vale até a hora do almoço, a tarde já mudou e se tornou obsoleto, pois a tecnologia é muito rápida.

Deixo aqui uma contribuição, um video onde apresenta vários erros de ajustes de tensão, mas mostra como corrigir os problemas de tensão na BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom dia

Muito interessante esse artigo, mais é complicado ainda saber o que deve aumentar porque as vezes você pode esta aumentando uma coisa mais na verdade é outra componente que esta precisando de mais vontagem para estabilizar o over.

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...