Imprimir artigo
Fazendo Backup dos E-mails do Outlook
18/08/2004 às 11h15min por Gabriel Torres em Tutoriais
1.067.055 visualizações

Todos nós precisamos fazer, pelo menos de vez em quando, um backup dos nossos dados importantes. Isso inclui as nossas mensagens de e-mail. Imagine que você precise trocar de computador ou reformatar o seu disco rígido por algum motivo. Se você não tiver o backup das suas mensagens você perderá tudo.

Em nossa coluna de hoje ensinaremos passo a passo como efetuar o backup e como restaurar mensagens do Outlook. É importante notar que o procedimento para o Outlook Express é diferente do procedimento para o Outlook.

Note que a pasta Configurações locais tem o atributo de ocultamento ativada e você não a verá a menos que marque para que o sistema mostre arquivos e pastas ocultas (menu Ferramentas, Opções de pasta, guia Modo de exibição, Pastas e arquivos ocultos, marcar Mostrar pastas e arquivos ocultos). %user% é o seu nome de usuário no sistema e {%clsid%} é um diretório contendo um número gigantesco.

Backup das mensagens do Outlook 97/2000/XP/2003

Se o seu computador estiver funcionando corretamente, basta abrir o Outlook e seguir o seguinte caminho: Arquivo, Importar e exportar, Exportar para um arquivo, Avançar, Personal folder file (.pst), Avançar, selecione Pastas particulares e marque a caixa "Incluir subpastas", Avançar, clique em Procurar e selecione onde e com que nome você deseja salvar o arquivo de backup. Clique em Concluir para salvar o arquivo de backup.

Já se o seu computador não estiver funcionando corretamente – por exemplo, o Outlook está com problemas e não abre ou o sistema operacional não carrega e você instalou o disco rígido do seu micro como secundário em um outro micro e está fazendo backup de todos os arquivos antes de reinstalar o sistema operacional –, você deverá copiar manualmente o arquivo pst, que é o arquivo que contém as pastas e mensagens do Outlook. No Windows 9x e ME este arquivo fica em C:WINDOWSApplication DataMicrosoftOutlookoutlook.pst. Já no Windows NT, 2000 e XP este arquivo fica em C:Documents and Settings%user%Configurações locaisDados de aplicativosMicrosoftOutlookoutlook.pst. Basta copiar este arquivo para onde você está fazendo o backup (CD-R, Zip disk, rede, etc).

Recuperando o backup do Outlook 97/2000/XP/2003

Para recuperar o backup efetuado, abra o Outlook, vá em Arquivo, Importar e exportar, selecionar Importar de outro programa ou arquivo, Avançar, selecione Personal folder file (.pst), Avançar, clique em Procurar e selecione o arquivo de backup, clique em Avançar para recuperar o backup.

Backup das mensagens do Outlook Express

Você terá de copiar manualmente todos os arquivos existentes no diretório de dados deste programa. Este diretório varia de acordo com o sistema. Se você usa Windows 9x ou ME, vá em C:WINDOWSDados de aplicativosIdentities{%clsid%}MicrosoftOutlook Express. Já se você usa o Windows NT, 2000 ou XP, vá em C:Documents and Settings%user%Configurações locaisDados de aplicativosIdentities{%clsid%}MicrosoftOutlook Express. Copie todos os arquivos .dbx encontrados para a mídia de backup (CD-R, Zip disk, rede, etc).

Recuperando o backup do Outlook Express

Abra o Outlook Express e vá em Arquivo, Importar, Mensagens, selecione Microsoft Outlook Express 6, Avançar, selecione Importar email de uma pasta de armazenamento do OE6, clique em Ok, clique em Procurar e selecione o diretório contendo os arquivos .dbx que você efetuou o backup.

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor-Chefe

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Mora atualmente nos Estados Unidos.

ARTIGOS RELACIONADOS
Lendas Urbanas
28/05/1999 às 10h21min por Gabriel Torres em Redes
ÚLTIMOS ARTIGOS
449.480 usuários cadastrados
1.802 usuários on-line