Imprimir artigo
Introdução às Portas Lógicas
14/12/2005 às 11h15min por Gabriel Torres em Tutoriais
275.130 visualizações
Página 3 de 10

AND

Como o nome já sugere, uma porta lógica AND realiza uma operação lógica “AND” (“E”), que é uma multiplicação. Ela possui pelo menos duas entradas. Por isso, se A e B são suas entradas, na saída teremos o resultado de A x B (também representado como A · B). A porta lógica AND pode ser resumida através da fórmula Y = A x B (ou Y = A · B). Você pode ver seu símbolo na Figura 3 e sua tabela verdade mais abaixo.

Introdução às Portas Lógicas

Figura 3: Porta lógica AND.

A

B

Y

0

0

0

0

1

0

1

0

0

1

1

1

Uma outra maneira de entender a porta lógica AND é a seguinte: sua saída será sempre “1” quando todos os valores de entrada forem também iguais a “1”. Caso isso não ocorra, o valor da sua saída será “0”.

Se você está projetando um circuito e precisa de uma porta lógica AND com mais entradas, você pode desenhar uma porta lógica AND como a que mostramos na Figura 3 e colocar mais entradas. Mas se você está trabalhando com um circuito integrado com portas lógicas AND com poucas entradas, você pode expandir o número de entradas conectando-as como mostramos na Figura 4.

Introdução às Portas Lógicas

Figura 4: Expandindo o número de entradas de uma porta AND usando portas de duas entradas.

O circuito integrado com portas AND mais famoso é o 7408, que tem a sua pinagem mostrada na Figura 5. Claro que existem vários outros circuitos integrados que possuem portas AND com mais entradas. Por exemplo, o 7411 possui três portas AND de três entradas cada.

Introdução às Portas Lógicas
Figura 5: Circuito integrado 7408 possui quatro portas AND com duas entradas cada.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
451.524 usuários cadastrados
2.513 usuários on-line