Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Introdução às Portas Lógicas


         510.828 visualizações    Outros    6 comentários
Introdução às Portas Lógicas

NAND

A letra “N” em NAND significa NOT (literalmente “não”, mas representa o circuito inversor que explicamos anteriormente) e esta porta nada mais é do que uma porta AND com um inversor acoplado. Por isso, sua saída é o oposto da AND. Seu símbolo é o mesmo do AND, mas com um “o” em sua saída, para dizer que o valor da sua saída é invertido. Você pode construir uma porta NAND conectando uma porta AND a um inversor.

Introdução às Portas Lógicas

Figura 6: Porta lógica NAND.

A

B

Y

0

0

1

0

1

1

1

0

1

1

1

0

Uma outra maneira de entender a porta lógica NAND é a seguinte: sua saída será sempre “0” quando todos os valores de entrada forem iguais a “1”. Caso contrário, o valor da sua saída será “1”.

Se você precisa de mais entradas, adicione-as ao circuito com o símbolo mostrado na Figura 6. No entanto, se você quer criar mais entradas usando portas com poucas entradas, você não pode conectá-las usando a mesma idéia mostrada na Figura 4. Você precisa usar uma porta AND para as entradas “extras” (você pode ligá-las juntas para expandir o número de entradas como mostrada na Figura 4) e uma porta NAND para a porta “final”, como você pode ver na Figura 7.

Introdução às Portas Lógicas

Figura 7: Como expandir o número de entradas de uma porta NAND.

Você pode transformar facilmente portas NAND e NOR em inversores dando um curto em suas entradas, como mostrado na Figura 8. Este é um macete muito comum. Por exemplo, você precisa de um inversor em seu circuito e tem algumas portas NAND disponíveis em um dado circuito integrado. Em vez de adicionar outro circuito integrado no seu projeto apenas para ter um inversor (o que aumentaria o tamanho final do circuito e também o seu custo), você pode querer usar uma das portas NAND disponíveis.

Introdução às Portas Lógicas

Figura 8: Transformando uma porta NAND em um inversor.

O circuito integrado com portas NAND mais famoso é o 7400, que tem sua pinagem mostrada na Figura 5. Claro que existem vários outros circuitos integrados que possuem portas NAND com mais entradas. Por exemplo, o 7411 possui três portas NAND com três entradas cada e o 7430 possui uma porta NAND de oito entradas.

Introdução às Portas Lógicas
Figura 9: Circuito integrado 7400 possui quatro portas NAND com duas entradas cada.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Administrador

Não tem mistério. Coletor aberto ou dreno aberto são circuitos que você usa quando quer que "1" não seja "5 V" mas outra tensão qualquer, como 12 V, por exemplo. Assim você pode ativar diretamente um circuito de 12 V (um relé, por exemplo).

Ou então para criar uma porta lógica AND "virtual", a junção das saídas será uma porta AND. Assim você economiza uma porta lógica no seu circuito.

Abraços,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...