Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mídias CD-R


     123.607 visualizações    Armazenamento    0 comentários
Mídias CD-R

A Vida Útil Real

Existem duas vidas úteis do seu CD-R novo. A vida útil depois de gravado e a vida útil antes de gravar. Normalmente os CDs sem estarem gravados possuem uma vida útil entre 5 e 10 anos. Essa vida útil reduzida deve-se ao fato de que as propriedades eletromagnéticas do cianino e do fitohalocianino perdem-se com o tempo.

Depois de gravados, os CDs porém durar 75 anos, nos casos das mídias verde e azul, 100 anos quando a mídia é a dourada e 200 anos quando a mídia é a prateada. Entretanto esses dados são fornecidos por fabricantes sem que nenhum teste tenha sido feito e podem variar bastante.

Uma mídia prateada com alumínio, por exemplo, dura muito menos da metade do tempo que um CD prateado sem alumínio na camada reflexiva. Isso pode ser aplicado a outras ligas metálicas e é outro componente importante que não é levado em consideração nos cálculos que consideram 75, 100 e 200 anos e que lidam apenas com as meias vidas do cianino.

Uma coisa é certa. Seguir à risca as condições de armazenagem e manutenção do disco garantem um aumento considerável da vida útil dele, tanto enquanto virgem quanto depois de gravado.

Se compararmos estes prazos de garantia com os dos CDs prensados, veremos toda a diferença. Um CD de áudio convencional tem garantia de durabilidade entre 10 e 25 anos! Isso porque, apesar de serem prensados e não "gravados", a camada de alumínio praticamente puro que repousa na base deles começa a se corroer mais rapidamente. Isso pode ser observado se você comparar, com auxílio de um microscópio, CDs de música novos e de 10 anos atrás. Você poderá notar rachaduras entre as trilhas e atravessando elas.

Para finalizar esta parte vou lembrar que apesar de haver uma padronização muito séria em relação à mídia, não existe qualquer padronização em relação às dimensões de CDs e leitores de CD. Assim, um drive que não lê o seu CD mas toca um CD prensado perfeitamente pode trazer muita dor de cabeça. A solução nesses casos é trocar ou o drive ou a mídia.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...