Imprimir artigo
Placa-Mãe Intel DP55KG
15/09/2009 às 21h34min por Gabriel Torres em Primeiras Impressões
60.240 visualizações
Página 1 de 7

Introdução

A Intel lançou três modelos de placas-mães soquete LGA1156 baseadas em seu mais novo chipset, o Intel P55. Hoje nós daremos uma olhada no modelo mais topo de linha, o DP55KG, que inclui alguns recursos interessantes, como uma antena Bluetooth..

A DP55KG, assim como todas as placas-mães da Intel, tem um visual sóbrio, sendo toda preto com algumas peças plásticas azuis. Os dissipadores passivos do circuito regulador de tensão também são azuis. A primeira coisa que notamos nesta placa-mãe foi que todos os capacitores dos circuitos reguladores de tensão são sólidos. Os outros capacitores são japoneses da Chemi-Con ou Nichicon, ou chineses da Samxon.

Intel DP55KG
Figura 1: Placa-mãe Intel DP55KG.

Uma das principais novidades dos processadores soquete LGA1156 é a presença de um controlador PCI Express 2.0 integrado no processador. Este controlador suporta uma conexão x16 ou duas conexões x8. Normalmente em placas-mães baseadas no chipset P55 os fabricantes colocam dois slots PCI Express 2.0 x16 na placa, com o primeiro slot trabalhando a x16 quando apenas uma placa de vídeo é usada, ou ambos os slots trabalhando a x8 quando duas placas de vídeo são usadas.

Com a DP55KG a Intel decidiu usar um slot x8 para a segunda placa de vídeo. Como este slot em particular é aberto na sua extremidade final, você pode instalar nele uma placa de vídeo x16 sem problemas. O slot x16 e o slot x8 são azuis, provavelmente para lembrar ao usuário que eles são controlados pelo processador. Os demais slots são pretos e controlados pelo chipset. A DP55KG vem com um slot PCI Express x4, que também é aberto na sua extremidade final, o que significa que uma terceira placa de vídeo pode ser instalada nesta placa-mãe (trabalhando a x4, obviamente). A DP55KG tem ainda dois slots PCI Express x1 e dois slots PCI convencionais.

A DP55KG suporta as configurações SLI e CrossFire. Lembre-se que o suporte ao modo SLI em placas-mães baseadas no chipset P55 dependerá se o fabricante licenciou ou não esta tecnologia da NVIDIA e, portanto, nem todas as placas-mães baseadas no chipset P55 têm suporte ao SLI.

Intel DP55KG
Figura 2: Slots.

Intel DP55KG
Figura 3: Veja como as extremidades dos slots x8 e x4 são abertas.

Você pode notar na Figura 2 um conector de alimentação SATA próximo à borda da placa-mãe. O guia de instalação não menciona este conector e nós assumimos que ele é usado para fornecer mais corrente para os slots PCI Express e, portanto, é uma boa ideia conectá-lo à fonte de alimentação.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
433.006 usuários cadastrados
1.352 usuários on-line