Imprimir artigo
Placa-mãe ASUS Crosshair IV Formula
04/05/2010 às 15h50min por Gabriel Torres em Primeiras Impressões
95.994 visualizações
Página 7 de 10

Opções de Overclock

Mantendo a tradição da ASUS no mercado topo de linha, a Crosshair IV Formula vem com várias opções para overclock. Primeiro vamos falar sobre as opções de overclock baseadas em hardware presentes nesta placa-mãe..

Como já mostramos na Figura 2, esta placa tem um botão para overclock automático e, como mostrado na página anterior, uma conexão USB chamada ROG Connect para permitir a você fazer overclock e diagnosticar o micro a partir de outro computador.

A Crosshair IV formula tem quatro LEDs que indicam qual a faixa de tensão em que o processador, o chip ponte norte, o chip ponte sul e a memória estão trabalhando no momento. Eles podem estar em três cores diferentes: vermelho (normal), amarelo (alta) ou vermelho (doida). Na página 2-2 do manual existem várias tabelas mostrando as faixas de tensão que acionam cada cor. No setup da placa-mãe você pode configurar qual tensão cada LED estará exibindo. Por exemplo, você pode configurar o LED da tensão do processador para mostrar tanto a tensão de alimentação do processador (VDD), a tensão do controlador de memória (VDDNB) ou a tensão do gerador de clock integrado (VDDA).

A placa-mãe tem pontos para você monitorar manualmente as tensões usando um multímetro, como você pode ver na Figura 11. Você deve colocar a ponta de prova preta no contato GND e a ponte de prova vermelha no local correspondente a tensão que você quer monitorar: VDDNB1 é a tensão do controlador de memória integrado no processador, SB é a tensão do chip ponte sul, HT é a tensão do barramento HyperTransport, NB é a tensão do chip ponte norte, DRAM1 é a tensão dos módulos de memória, CPU_PLL é a tensão do gerador de clock integrado no processador (VDDA) e CPU1 é a tensão de alimentação do processador (VDD).

ASUS Crosshair IV Formula
Figura 11: Pontos para o monitoramento de tensões.

Vamos agora ver as opções para overclock presentes no setup da placa-mãe.
ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
448.692 usuários cadastrados
1.838 usuários on-line