Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por Dentro da Arquitetura do Pentium 4


         183.065 visualizações    Processadores    0 comentários
Por Dentro da Arquitetura do Pentium 4

Introdução

Neste tutorial explicaremos a você como o processador Pentium 4 funciona em uma linguagem clara e objetiva. Você aprenderá exatamente como é a arquitetura interna do Pentium 4 e poderá comparar o seu funcionamento com os processadores anteriores da Intel e com os processadores concorrentes da AMD.

O processador Pentium 4 e os novos modelos de Celeron são baseados na arquitetura de sétima geração da Intel, também chamada Netburst. Na Figura 1 você tem uma visão geral desta arquitetura. Não se assuste, explicaremos o seu funcionamento em detalhe ao longo deste tutorial.

Para uma maior compreensão deste tutorial, sugerimos que você leia antes o tutorial Como os Processadores Funcionam onde explicamos o funcionamento básico de um processador e onde você encontrará também muitos dos conceitos apresentados aqui. Na verdade, podemos considerar o presente tutorial como sequência de nosso tutorial Como os Processadores Funcionam.

p4_01.jpg
Figura 1: Diagrama em blocos do Pentium 4.

Aqui estão as diferenças básicas entre a arquitetura do Pentium 4 e a arquitetura de outros processadores:

  • Externamente o Pentium 4 trabalha transferindo quatro dados por pulso de clock. Esta técnica é chamada QDR (Quad Data Rate) e faz com que o barramento local tenha um desempenho quatro vezes maior do que o seu clock real, como você pode ver na tabela abaixo. Na Figura 1 isto é mostrado como “3.2 GB/s System Interface”; já que a figura foi desenvolvida quando o primeiro modelo de Pentium 4 foi lançado ela leva em consideração um barramento local de “400 MHz”.
Clock Real Desempenho Taxa de Transferência
100 MHz  400 MHz  3,2 GB/s
133 MHz  533 MHz  4,2 GB/s
200 MHz 800 MHz 6,4 GB/s
266 MHz 1.066 MHz 8,5 GB/s
  • Caminho de dados entre o cache de memória L2 (“L2 cache and control” na Figura 1) e o cache de dados L1 (“L1 D-Cache and D-TLB” na Figura 1) é de 256 bits. Nos processadores anteriores da Intel este caminho de dados era de apenas 64 bits. Por isso, essa comunicação nos processadores Pentium 4 pode ser quatro vezes mais rápida do que os processadores de gerações anteriores quando operando com o mesmo clock. O caminho de dados entre o cache de memória L2 (“L2 cache and control” na Figura 1) e a unidade de pré-busca (“BTB & I-TLB” na Figura 1), no entanto, continua sendo de 64 bits.
  • O cache L1 de instruções foi alterado de local. Em vez de estar localizado antes da unidade de busca, o cache L1 de instruções agora está localizado após o decodificador de instruções, com um novo nome, “Cache de código” (Trace Cache). Este cache de código pode armazenar 12 K microinstruções. Como cada microinstrução do Pentium 4 tem 100 bits, significa que o cache de código tem 150 KB (12 K x 100 / 8). Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem sobre a arquitetura do Pentium 4 é dizer que o Pentium 4 não possui nenhum cache de instruções. Isto não é verdade. O cache de instruções está lá, mas com um novo nome e em um local diferente.
  • No Pentium 4 existem 128 registradores internos, enquanto que nos processadores da Intel de sexta geração (como o Pentium II e Pentium III) existiam apenas 40 registradores internos. Esses registradores estão na unidade de Renomeamento de Registradores (também conhecida como RAT, Register Alias Table, mostrada como “Rename/Alloc” na Figura 1).
  • O Pentium 4 possui cinco unidades de execução trabalhando em paralelo e duas unidades para carregar e armazenar dados na memória RAM.

Claro que isto é apenas um resumo para aqueles que já estão familiarizados com as arquiteturas de outros processadores. Se tudo isso parece grego para você, não se preocupe. Explicaremos tudo o que você precisa saber sobre a arquitetura do Pentium 4 em uma linguagem clara nas próximas páginas.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...