Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por Dentro da Microarquitetura Intel Core


     308.851 visualizações    Processadores    3 comentários
Por Dentro da Microarquitetura Intel Core

Decodificador de instruções: fusão de instruções

Um novo conceito foi introduzido com a arquitetura Core: fusão de instruções (macro-fusion). Fusão de instruções é a capacidade de combinar duas instruções x86 dentro de apenas uma microinstrução. Isto aumenta o desempenho e diminui o consumo do processador, já que ele executará apenas uma microinstrução em vez de duas.

Este esquema, no entanto, é limitado a instruções de desvio condicional e de comparação (ou seja, instruções CMP, TEST e Jcc). Por exemplo, considere o trecho do programa abaixo:

…
load eax, [mem1]
cmp eax, [mem2]
jne destino
…

O que isto faz é carregar para o registrador de 32 bits EAX dados contidos na posição de memória 1, compara seus valores com os dados contidos na posição de memória 2 e, se eles forem diferentes (jne = vá para se não for igual), o programa vai para o endereço “destino”, mas se eles forem iguais, o programa continua na posição atual.

Com a fusão de instruções as instruções de comparação (cmp) e condicional (jne) serão concatenadas dentro de uma única microinstrução. Então, depois de passar pelo decodificador de instrução, esta parte do programa será algo como:

…
load eax, [mem1]
cmp eax, [mem2] + jne destino
…

Como você pode ver, economizamos uma microinstrução. Quanto menor o número de instruções a serem executadas, mais rápido o computador realizará a execução da tarefa além de consumir menos.

O decodificador de instruções foi ampliado na arquitetura Core, com a adição de mais um decodificador de instruções simples, para um total de quatro decodificadores, enquanto que os processadores Pentium M e anteriores baseados da microarquitetura P6 e processadores baseados na microarquitetura Netburst, como o Pentium 4, podem decodificar apenas três.

Por causa da fusão de instruções o decodificador de instruções da arquitetura Core pega cinco instruções por vez da fila de instruções, apesar de ele poder decodificar apenas quatro instruções por pulso de clock. Isto é feito assim porque se duas das cinco instruções forem fundidas em apenas uma, o decodificador pode ainda decodificar quatro instruções por pulso de clock. De outro modo ele ficaria parcialmente ocioso toda vez que uma fusão de instruções aparecesse, ou seja, ele entregaria apenas três microinstruções em sua saída enquanto que ele é capaz de entregar até quatro.

Na Figura 1 você pode ver um breve resumo do que explicamos nesta página e nas anteriores.

core_01.gif
Figura 1: Unidade de busca e decodificador de instruções da arquitetura Core.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Membro VIP

Ótimo artigo, no trecho:

Uma outra capacidade de economizar energia da arquitetura Core é ligar apenas os bits necessários nos barramentos internos do processador. Muitos dos barramentos internos do processador são dimensionados para o pior caso – ou seja, a maior instrução x86 que existe, que é de 15 bytes (480 bits)*. Em vez de ligar todas as linhas de dados de 480 bits deste barramento em particular, o processador pode ligar apenas 32 linhas, somente o que é necessário para transmitir uma instrução de 32 bits, por exemplo.

15 bytes é 120 bits não 480,

E uma sugestão, por que na parte que fala sobre as vantagens do L2 compartilhado não falar tambem da coerência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre gostei dos artigos do Gabriel, e já utilizei vários em minhas aulas de hardware! Mas bem que poderia disponibilizar esse e outros artigos em PDF, não é verdade! Dá muito trabalho ter que montá-los!!! (folgado....!)

Qualidade indiscutível e linguagem simples, muito bom o artigo, serviu para tirar minhas dúvidas entre as duas arquiteturas....!

Pense na minha sugestão!

Abraços...!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...