Imprimir artigo
Qual é a Melhor Posição Para Instalar um Cooler Tipo Torre?
10/09/2013 às 9h27min por Rafael Otto Coelho em Testes
23.585 visualizações
Página 1 de 4

Introdução

Qual é a melhor posição para instalar um cooler para processadores em forma de torre? Com a ventoinha voltada para a frente do gabinete ou rotacionado em 90 graus, com a ventoinha de frente para a placa de vídeo? Vamos descobrir!.

É parte do senso comum que um cooler para processadores com dissipador em torre deve ser instalado com a sua ventoinha puxando o ar da direção do painel frontal do gabinete. A maioria dos manuais de coolers deste tipo instrui a instalar o cooler dessa forma.

No entanto, e se o dissipador for instalado de forma que a ventoinha fique na parte de baixo deste, empurrando o ar para cima?

Em gabinetes mais antigos, havia duas razões para direcionar o ar para o painel traseiro. Normalmente, nesses gabinetes, a fonte de alimentação ficava na parte superior e não havia aberturas no painel superior. Assim, a única saída para o ar quente era pelo painel traseiro (ou através da fonte de alimentação). Hoje em dia, a maior parte dos bons gabinetes tem a fonte de alimentação posicionada na parte inferior e o painel superior é gradeado. Por isso nós questionamos a posição padrão, onde o ar é soprado para a traseira do gabinete.

Há ainda a questão dos heatpipes. Muitas pessoas acreditam que, nos coolers em forma de torre, o dissipador deveria ficar na posição vertical, para que a gravidade ajude o fluido dentro dos heatpipes a retornar para a base do cooler, melhorando o desempenho de refrigeração do cooler.

Para testar essas teorias, nós instalamos um típico cooler em torre (SilverStone AR01) em nosso computador de testes nas duas posições e testamos o desempenho de refrigeração. Veja nas Figuras 1 e 2.

Qual a melhor posição para instalar um cooler tipo torre?
Figura 1: Posição tradicional (ventoinha voltada para os módulos de memória)

Qual a melhor posição para instalar um cooler tipo torre?
Figura 2: Ventoinha voltada para a placa de vídeo

Nós repetimos ambos os testes com nosso gabinete torre média na posição normal (com a placa-mãe na vertical) e também com o gabinete deitado, com a placa-mãe na horizontal.

Confira nossa metodologia na próxima página.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
440.864 usuários cadastrados
2.712 usuários on-line