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SLI vs. CrossFire


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SLI vs. CrossFire

SLI

O SLI foi originalmente introduzido pela 3dfx em 1998 em suas placas Voodoo 2. Nesta época SLI significava Scan Line Interleaving (Intercalamento de Varredura) e funcionava fazendo com que cada chip gráfico processasse um grupo de linhas (um chip gráfico processando as linhas pares e outro processando as linhas ímpares). A NVIDIA comprou a 3dfx em 19 de abril de 2001 e introduziu um conceito similar e atualizado para suas placas de vídeo em junho de 2004, renomeando SLI para Scalable Link Interface ou Interface de Link Escalável.

O SLI pode funcionar nos seguintes modos:

  • SFR (Split Frame Rendering ou Renderização por Divisão de Quadros), onde cada quadro é dividido em dois e cada metade é enviada para um chip gráfico diferente para ser processado. Ver Figura 3.
  • AFR (Alternate Frame Rendering ou Renderização Alternada de Quadros), onde cada chip gráfico processa um quadro inteiro, mas enquanto um chip gráfico está processando o quadro atual, o outro chip já está renderizando o próximo quadro, portanto quando o primeiro quadro é enviado, o segundo quadro já está renderizado (idealmente) ou praticamente renderizado. Ver Figura 4.
  • SLI AA (Anti-Aliasing): este modo não é voltado para aumentar o desempenho em jogos, mas para aumentar a qualidade da imagem. Na verdade, neste modo o jogo normalmente roda mais lento, mas com uma melhor qualidade de imagem. Enquanto que com uma única placa de vídeo você pode obter tipicamente apenas até os modos anti-aliasing 4x ou 8x, com o SLI este número pode ser elevado para 8x, 16x ou 32x.

SLI vs. CrossFire
Figura 3: modo Split Frame Rendering (SFR)

SLI vs. CrossFire
Figura 4: modo Alternate Frame Rendering (AFR)

Outras tecnologias correlatas:

  • GeForce Boost: modo que não existe mais, permitia que o processamento de um motor gráfico embutido em chipsets da NVIDIA fosse combinado ao de um chip gráfico “avulso” para aumentar o desempenho, caso ambos fossem compatíveis com esta tecnologia. Uma lista de chips compatíveis pode ser encontrada aqui. O Virtu Virtual MVP mencionado na introdução surgiu para preencher a lacuna deixada pela extinção desta tecnologia.
  • HybridPower/Optimus: tecnologia que permite que o vídeo seja gerado pelo processador ou chipset enquanto o usuário não estiver demandando por desempenho, alternando automaticamente para o processador gráfico dedicado quando o usuário rodar jogos (ou qualquer outra aplicação que de fato exija o uso do chip gráfico dedicado), de forma a economizar energia e aumentar a autonomia da bateria. Esta tecnologia está disponível apenas em computadores portáteis. HybridPower é o nome antigo e Optimus é o novo nome.

Nota: os modos HybridPower e GeForce Boost eram coletivamente chamados Hybrid SLI.

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Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Dúvida: em um Crossfire R9 270 em placa mãe com 01 Slot PCI 2.0 16x (3.0 nativo mas limitado a 2.0 pelo I7 2600k) e um Slot PCI 2.0 4x, com o uso (obrigatório) da ponte, haverá ou não perda de desempenho por conta da largura de banda? Se entendi corretamente, não haveria perda por que a comunicação entre as placas seria feita pela ponte e a largura de banda se manteria 8x (por conta do limite do processador).

Corrija-me, por favor.

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http://www.techpowerup.com/reviews/Intel/Ivy_Bridge_PCI-Express_Scaling/23.html

 

Va ficar mais lento sim. Mas apenas porquê você está usando apenas x4 quando o ideal é x8, no padrão PCI-E 2.0. Aliás esse é o motivo para não recomendar no fórum placas PCI-E 3.0 como algo essencial para as placas de vídeo. Não há placa de vídeo no mercado que demande hoje tudo isso. Nem jogo pedindo tudo isso.

 

http://www.tested.com/tech/457440-theoretical-vs-actual-bandwidth-pci-express-and-thunderbolt/

 

"Our testing confirms that modern graphics cards work just fine at slower bus speed, yet performance degrades the slower the bus speed is. Everything down to x16 1.1 and its equivalents (x8 2.0, x4 3.0) provides sufficient gaming performance even with the latest graphics hardware, losing only 5% average in worst-case. [emphasis added] Only at even lower speeds we see drastic framerate losses, which would warrant action." techpowerup

 

Agora a diferença de performance é bem pequena. Nada que afetará de maneira mais drástica do que o próprio crossfire normalmente não faria. Minha recomendação pra quem está no mercado comprando placa de vídeo. Compre sempre a melhor que o seu dinheiro pode pagar. Depois vende a antiga e compra a melhor e assim vai. Crossfire e SLI são parecidos com uma FIAT 147. Duas alegrias, uma quando compra e outra quando vende.

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Andrigui

 

Não concordo com sua analogia aos Fiat 147 , tenho CF na minha máquina e tenho desempenho excelente em vários games pesados.

Além da máquina ficar com visual na minha opnião mais bonito , são poucos games que dão problema e a alegria é bem maior que ter um 147 , kkkkkkk.  Você já teve alguma configuração assim ? Teve algum problema ? Tenho a uns 2 anos e meio e é só alegria , cada um cada um.  

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@Parrô Já sim. Tive um Crossfire de HD 7950. Elas esquentavam muito. Usavam muita energia e já posso te citar os jogos que não rodavam com Crossfire ou rodavam muito mal com ele. Middle Earth Shadow of Mordor, Far Cry 3 e 4, Watch_Dogs, Splinter Cell Blacklist (o catálogo da Ubisoft), GTA IV (se bem que a idade não favoreceu esse jogo). O Battlefield 4 antes das atualizações. Como comprei o jogo no lançamento vi todos os bugs dele e vou te falar que eram muitos. Pior foi ver o Mantle rodando Crossfire com pouca qualidade. Agora está ótimo. Ryse Son of Rome (mas como era pirata não sei se já criaram profile). Não gostei muito do jogo, achei um hack'n'slash ruim. Metal Gear Solid V Ground Zero não tem suporte. Acho que já chega, né?

As configurações com múltiplas placas de vídeo são boas em alguns jogos e ainda assim não compensa o dobro de gasto de energia e o gasto com outra placa de vídeo. Talvez melhore com o DX 12, acho que não.

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Andrigui

 

 

Meu cf é bem mais modesto que o seu , kkkkk. XFX R7750 mais cara tive problema em pouquíssimos jogos COD Advanced Warfare , Watch Dogs. O restante rodo de boa , depende muito dos jogos que cada um curte no meu caso , o sistema foi aprovado. Rodo BF3 , BF4 , COD Ghosts , Ryse , COD Advanced Warfare , Grid 2 , etc. Com o directx 12 espero um bom incremento tanto de vídeo no qual vai se somar as memórias além de outras melhorias e a arquitetura GCN segundo os testes vai bombar. Assim como os AMD FX  que terão melhor aproveitamento dos núcleos. Gostaria de ter uma máquina melhor mas na atual situação financeira o negócio e esperar o directx 12.

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Não tive muito problema com meu Cross de HD5770. Mas como tinha todos os jogos na Steam, sempre atualizados, acho que ajudava. Realmente, o catalogo da Ubisoft é uma porcaria com relação a otimização para cross. Hoje em dia, prefiro pegar uma placa top do que fazer cross, mesmo pagando mais em alguns casos, pois em pensar que nem todos os jogos terá suporte, ou jogos demoram para vir otimizados, melhor não correr o risco. Achei demais a AMD não fazer mais uso de ponte. A Nvidia precisa dar uma pedalada nesse sentido!

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